Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Independência do Brasil

Nada de 7 de setembro? A Independência do Brasil já foi celebrada em outra data; descubra!

Descubra por que a Independência do Brasil já foi comemorada em outro dia e mês no território nacional

Izabela Queiroz Publicado em 07/09/2023, às 15h00 - Atualizado em 08/09/2023, às 18h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quadro "A Proclamação da Independência", de François-René Moreaux (1844) - Domínio Público
Quadro "A Proclamação da Independência", de François-René Moreaux (1844) - Domínio Público

Há mais de 200 anos, a Independência do Brasil era proclamada às margens do rio Ipiranga por meio de Dom Pedro I! O evento que transformou o país em uma nação independente é marcado no calendário através do dia 7 de setembro de 1822, data que se tornou feriado nacional, sendo lembrado anualmente como um dos momentos mais importantes da história do país.

Mas, sabia que nem todo mundo celebrou em 7 de setembro a transformação vivida em terras brasileiras através do grito de “independência ou morte”? A verdade é que, apesar da data ser oficializada nos livros de história, nos primeiros anos do Brasil Império, 12 de outubro também foi escolhido como dia e mês para comemorar a independência das terras brasileiras.

Como assim?

Isso acontece, pois, na época, a disseminação de informação ocorria de forma muito mais lenta e complicada, já que não havia meios que facilitassem esse processo, como temos hoje com o uso da internet, por exemplo, que permite que as notícias sejam compartilhadas com diversas pessoas por meio de um único clique.

Dessa forma, grande parte da população só soube da proclamação de independência do país semanas depois, quando, em 12 de outubro, o Império do Brasil foi fundado e Dom Pedro I aclamado como o primeiro imperador do país, como explica o portal CNN. Vale mencionar, ainda, que a data corresponde também ao aniversário do monarca.

Com isso, 12 de outubro se tornou a data simbólica para o feriado até 1831, quando Dom Pedro I decide voltar para Portugal, abdicando do trono e deixando seu filho Pedro de Alcântara, em seu lugar. O garoto, que na época tinha apenas 6 anos, se tornou D. Pedro II.

A ideia, a partir de então, era que a celebração fosse fixada no dia 2 dezembro, já que coincidia com a data de nascimento de Dom Pedro II, como explicou a professora Tania Regina de Luca, do departamento de história da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Assis, ao UOL em 2014.

Quando ele vai embora não faz sentido comemorar o aniversário dele. A comemoração passa para 2 de dezembro, que era aniversário de D. Pedro II”, detalhou Tania.

Ainda assim, devido a pouca idade, D. Pedro II não assumiu o poder de imediato, o que contribuiu para que a data fosse descartada e o dia 7 de setembro se tornasse, de fato, a data oficial para a Independência do Brasil.