Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Star Wars

Star Wars Day: Por que a data é celebrada em 4 de maio?

Conheça um pouco mais sobre a história do Star Wars Day

Redação Publicado em 04/05/2023, às 13h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional do Star Wars Day - Divulgação/Disney/Lucasfilm
Imagem promocional do Star Wars Day - Divulgação/Disney/Lucasfilm

Nesta quinta-feira, 4, é comemorado o Stay Wars Day, ou simplesmente Dia de Star Wars, data responsável por celebrar uma das maiores franquias da cultura pop, criada por George Lucas, e lançada pela primeira vez em 1977. Mas, como surgiu essa data? E por que é celebrada em 4 de maio?

Origem

Muitos podem não saber, mas não faz tanto tempo que surgiu o Dia de Star Wars. A primeira vez em que a data foi celebrada aconteceu no ano de 2011, durante um encontro de fãs realizado na cidade de Toronto, no Canadá, conforme informou o portal Canal Tech.

Desde então, a comemoração passou a ficar cada vez mais famosa entre os admiradores da franquia, que decidiram adotar a celebração em todos os anos. A fama do Star Wars Day ficou tão grande que até mesmo a própria Lucasfilm, produtora responsável pela saga, decidiu adotar a data no ano de 2012.

Agora, para marcar esse dia tão importante, todo ano a Disney e a Lucasfilm preparam inúmeras ações online e offline voltadas exclusivamente para o dia que homenageia Luke Skywalker, Princesa Leia, Han Solo, Darth Vader, Obi-Wan Kenobi, Chewbacca, e todos os famosos personagens do universo de Star Wars.

Mas por que 4 de maio?

A data para a realização das comemorações não foi escolhida atoa. Durante toda a franquia, uma das frases que mais é repetida, e se tornou um marco da saga, é “Que a força esteja com você”, que traduzida para o inglês fica “May the force be with you”.

Dessa forma, os fãs decidiram fazer um pequeno trocadilho com o início da frase, que é parecida com “May 4th”, o 4 de maio em português. Assim, a frase ficaria “May the Fourth be with you”, ou seja, “Que quatro de maio esteja com você”.

No entanto, a primeira vez em que a frase foi utilizada aconteceu em uma situação política, e não apenas de celebração à franquia. Segundo a Disney, o caso ocorreu em 1979, quando um artigo no jornal britânico The London Evening News parabenizou a vitória de Margaret Tatcher como Primeira-Ministra ao utilizar a manchete “May the Fourth Be With You, Maggie. Congratulations!”, em livre tradução, “Que quatro de maio esteja com você, Maggie. Parabéns!”.

Star Wars no Disney+

Além comemorar o Dia de Star Wars com ativações em lojas, ações em diversas cidades brasileiras, lançamentos de produtos e até evento para fãs, a Disney irá celebrar esse dia especial com estreias exclusivas da Lucasfilm no Disney+ e convida todos os fãs para curtirem a data na plataforma, conhecendo os lançamentos, maratonando produções clássicas e revivendo a Força do universo Star Wars.

Confira as novidades!

Star Wars: Aventuras dos Jovens Jedi

star wars
Crédito: Divulgação/Lucasfilm/Disney

Star Wars: Aventuras dos Jovens Jedi é destaque por ser a primeira produção da Lucasfilm voltada para o público pré-escolar. A série é ambientada durante a era da Alta República e gira em torno de um grupo de jovens Jedi que, enquanto estudam os caminhos da Força, exploram a Galáxia, ajudam os cidadãos e criaturas em perigo e, no processo, aprendem habilidades valiosas e que são necessárias para se tornar um Jedi.

Star Wars: Visions (2ª temporada)

star wars
Crédito: Divulgação/Lucasfilm/Disney

Indicada ao Emmy®, a série antológica animada de sucesso continuará expandindo os limites da narrativa de STAR WARS com nove curtas-metragens de nove estúdios do mundo inteiro. Empregando os estilos de animação mais cativantes de diversas culturas, o segundo volume oferece uma nova e dinâmica perspectiva sobre a mitologia de STAR WARS.