Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / O Diário da Princesa

O Diário da Princesa: 5 diferenças entre o livro e os filmes

Confira algumas diferenças entre os filmes e os livros de 'O Diário da Princesa', clássico dos anos 2000

Daniela Bazi Publicado em 05/05/2024, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional de 'O Diário da Princesa 2: Casamento Real' (2004) - Divulgação/Disney
Imagem promocional de 'O Diário da Princesa 2: Casamento Real' (2004) - Divulgação/Disney

A franquia de “O Diário da Princesa”, estrelado por Anne Hathaway e Julie Andrews, foi um dos maiores sucessos da Disney no início dos anos 2000. A trama apresenta a história da adolescente chamada Mia Thermopolis, que descobre ser uma princesa e é preparada para herdar do trono de um pequeno reino chamado Genóvia.

O que muitos fãs podem não saber é que, na realidade, a famosa franquia foi inspirada em uma série de livros escritos pela autora Meg Cabot, contando com algumas adaptações. Pensando nisso, a RECREIO reuniu 5 diferenças entre os livros e os filmes de “O Diário da Princesa” que vale a pena conhecer. Confira na lista abaixo!

1. Pai de Mia

Logo no início do primeiro filme, descobrimos que Mia se tornou a única herdeira direta do trono de Genóvia após o falecimento de seu pai, Phillipe Renaldi. Contudo, nos livros, o príncipe nunca morreu. Na obra, o homem é descrito como careca, cheio de namoradas e que acabou de se recuperar de um câncer testicular.

Em uma entrevista ao Entertainment Weekly em 2017, Meg revelou o motivo da Disney retirar Philipe dos filmes: “Eles disseram: 'Bem, nós temos essa atriz, que é uma grande atriz, que queremos que interprete a avó. E nós queremos tornar o papel dela muito maior, e meio que aumentar as apostas, e dar a ela muito mais falas, e achamos que podemos dar a ela as falas do pai'”.


2. Nada de São Francisco

são francisco
Crédito: Reprodução/Disney

Um dos pontos altos do primeiro filme são as pelas paisagens da cidade de São Francisco, onde a produção é ambientada. Porém, nos livros, a história se passa inteiramente em Nova York. Inclusive, muitos acontecimentos da vida social de Mia acontecem em pontos turísticos novaiorquinos, como seu baile de formatura que acontece no deck do Empire State Building.


3. Amizade entre Mia e Lana

O Diário da Princesa
Crédito: Divulgação/Disney

No filme de 2001, Mia e a popular líder de torcida Lana são grandes inimigas e estão sempre em pé de guerra. Nos livros, as duas também protagonizam grandes discussões, mas acabam terminando a história como amigas. Após a herdeira de Genóvia terminar com seu namorado do colegial Michael, elas vão fazer compras juntas, e acabam se aproximando. No final, as duas começam a almoçar sempre juntas.


4. Cor de cabelo e outros amigos

O Diário da Princesa Michael e Lily
Crédito: Divulgação/Disney

A Mia dos filmes e dos livros possuem algumas características bem diferentes. Para começar, na obra de Meg a princesa é loira, e tem um cabelo que cresce no formato triangular. Além disso, a neta da rainha Clarisse também aparece nos livros com um grande grupo de amigos, enquanto das produções da Disney seus únicos colegas são Michael, Jeremiah e Lily.


5. Final de Michael e Mia

O Diário da Princesa Michael e Mia
Crédito: Reprodução/Disney

Nos filmes, podemos entender que, após ser coroada rainha, Mia começa finalmente a se relacionar com Nicholas, o conde de Deveraux. Porém, nos livros, esse personagem não existe, e a herdeira termina sua história com Michael, irmão de sua melhor amiga e seu namorado do colegial. Em determinado momento da história, os dois se separam por alguns anos, mas acabam se reencontrando e reatam seu relacionamento.