Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Star Wars

Star Wars: Afinal, o que é um Jedi?

Se você é novo no universo de Star Wars, saiba o que são os famosos Jedis

Redação Publicado em 02/12/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da franquia Star Wars - Divulgação/LucasFilm
Cena da franquia Star Wars - Divulgação/LucasFilm

Lançado no final da década de 1970, a franquia de “Star Wars” é uma das mais populares e lucrativas dentro da cultura pop. O universo criado por George Lucas apresenta inúmeras histórias em uma distante galáxia, e conquistou o público mundial logo em sua estreia, alcançando incríveis recordes de bilheteria nos cinemas.

Entre algumas das figuras mais marcantes da saga temos os Jedis, uns dos principais personagens durante a luta contra o domínio do Império. Mas, você sabe quem eles realmente são?

Afinal, quem são os Jedis?

Se você é novo no universo de Star Wars e ainda não entendeu quem são os Jedis, a Recreio te explica.

Os Jedis são cavaleiros que possuem a habilidade de controlar a Força, um campo de energia responsável por reger o universo e que dá poderes para todos, possuindo dois lados: o bom, relacionado aos Jedis, e o sombrio, dos Siths.

Assim como os cavaleiros do bem, os Siths também possuem o poder de controlar a Força. No entanto, eles utilizam essa habilidade tentando dominar o próximo, estando sempre em busca de conseguir mais poder. Entre suas principais figuras temos Anakin Skywalker, mais conhecido como Darth Vader.

anakin skywalker
Anakin Skywalker, o Darth Vader / Crédito: Divulgação/LucasFilm

A Ordem Jedi reúne todos esses protetores, com o intuito de manter a paz e a justiça em toda a República Galáctica por mais de mil gerações. Contudo, com a volta dos Siths, a Ordem é ameaçada e os Jedis começaram a ser considerados como inimigos da República.

Tornando-se os alvos da caçada, todos os cavaleiros que conseguiram sobreviver ao ataque acabaram se virando contra o Império, ou decidiram viver como eremitas, escondendo seus poderes, como Obi-Wan Kenobi. Além disso, também existia uma pequena parcela de Jedis que desejavam criar uma rebelião contra o Império em diferentes planetas.

Diferenças entre Império e República

Dentro do universo Star Wars, as definições de Império e República Galáctica também são bem diferentes.

O Império se trata de um governo totalitário, que busca estabelecer uma ditadura para conseguir controlar todo o universo. Entre seus apoiadores, temos os Siths e os famosos soldados de armadura branca, chamados de Stormtroopers.

Já a República tem ideais completamente diferentes. Ela preza por um governo democrático, com o intuito de manter a ordem do universo. Além dos Cavaleiros Jedi, a Resistência, que também é conhecida como Aliança Rebelde, está estre os integrantes que apoiam a República e buscam pela paz e ordem.