Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Povos indígenas

Como surgiram os povos indígenas?

Não há certezas sobre como era o Brasil antes de as primeiras tribos indígenas se desenvolverem por aqui; conheça algumas teorias!

Redação Publicado em 19/04/2024, às 09h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Homens indígenas - Creative Commons
Homens indígenas - Creative Commons

O homem moderno surgiu no sul da África, há cerca de 200 mil anos. Por não ter conhecimento sobre a agricultura, ele precisava se deslocar em busca de alimentos quando os recursos da região em que morava acabavam. Dessa forma, aos poucos, os grupos foram procurando novos territórios e se espalhando por outros continentes, em um processo que ocorreu durante milhares de anos. Da África, foram para a Europa, Ásia e América.

Alguns pesquisadores acreditam que os primeiros seres humanos a habitarem nosso país vieram da Ásia para a América do Norte há cerca de 20 mil anos. Eles teriam atravessado o Estreito de Bering — porção do oceano que liga a Rússia ao Alasca (Estados Unidos). Naquela época, o caminho era coberto por gelo — hoje há apenas água. Com o passar do tempo, os homens teriam se espalhado pelas Américas Central e do Sul, até chegar ao Brasil.

Outras teorias defendem que os seres humanos chegaram ao território brasileiro bem antes, ao menos 50 mil anos atrás. Eles teriam surgido na África e se espalhado pela Ásia. Então, viajaram pelo mar após cruzar o Oceano Pacífico. Segundo alguns pesquisadores, há evidências de que já existiam povos no Piauí há cerca de 40 mil anos.

Por volta de 12 mil anos atrás, todo o território brasileiro já estava ocupado por grupos pré-históricos. Dependendo do local, eles habitavam cavernas e tendas, feitas de galhos ou peles de animais, e já tinham armas e utensílios criados com pedras e ossos. As mulheres cuidavam das crianças e coletavam frutos e raízes. Os homens caçavam, pescavam e defendiam o território.

Quando começaram a plantar e a domesticar animais, os homens pré-históricos passaram a se adaptar à região em que estavam — essas áreas poderiam ser frias, quentes, úmidas, litorâneas ou de florestas densas. Assim, eles criaram tribos com características e costumes bem diferentes umas das outras.

Não se sabe ao certo qual é a relação entre as tribos pré-históricas e as tribos indígenas encontradas pelos portugueses em 1500. O provável é que, após milhares de anos, essas tribos tenham adquirido novos costumes. Assim, deram origem aos mais de mil povos indígenas que habitavam o Brasil na época do descobrimento.

Pesquisadores acreditam que cerca de 3 milhões de índios viviam por aqui, divididos em mais de mil povos, quando os portugueses chegaram, em 1500. As principais tribos faziam parte de um grupo chamado de tupi (nome do idioma que usavam): os tupi tinham a própria cultura, religião e costumes — algumas tribos tupi até eram rivais! Mas grupos não tupi também habitavam parte do território brasileiro.