Recreio
Viva a História / História

Entenda o que é a Quaresma, período que começa hoje

Confira detalhes sobre os dias que são marcados pela prática da reflexão e realização de penitências

Redação Publicado em 02/03/2022, às 16h54

A realização de orações é uma pratica comum durante a quaresma - Getty Images
A realização de orações é uma pratica comum durante a quaresma - Getty Images

Conhecida por anteceder a Páscoa, a Quaresma é o período de 40 dias que tem início na Quarta-feira de Cinzas e encerramento marcado para o Domingo de Ramos. Cumprido por milhares de cristãos ao redor do mundo, o intervalo de dias até a festividade é marcado pela reflexão e realização de penitências.

Apesar de ser um costume praticado por diversas vertentes do cristianismo, a origem da Quaresma como pratica da religião não foi datada, mas o estabelecimento dela como parte do calendário litúrgico da Igreja Católica aconteceu no século IV d.C durante o Primeiro Concílio de Niceia.

Tendo isso em vista, o período que serve como antecipação e preparação para a celebração da ressurreição de Jesus se destaca pelo cumprimento de algumas práticas como a realização de orações, ações de caridade, meditações e até mesmo penitências, que foram adotadas seguindo o exemplo do sacrifício de Jesus e ajudam a afastar o fiel do pecado, o aproximando de Deus.

Além disso, as penitencias servem como uma comprovação do arrependimento dos pecados cometidos e podem ser realizadas de diversas formas, no entanto, o jejum é o mais conhecido, podendo ser feito pela abstenção de carne vermelha, doces ou até mesmo do uso das redes sociais.

Por fim, a Quaresma também pode ser entendida como um período de 46 dias que se estende até o Sábado de Aleluia, ou como foi adotada pelo papa Paulo VI, tendo 44 dias de duração com encerramento na Quinta-feira Santa.