Recreio
Zoo / Gato

Por que os gatos dormem tanto?

Gatos domésticos podem dormir até 13 horas por dia!

Giulia Poltronieri Publicado em 19/11/2021, às 17h41

Por que os gatos dormem tanto? - Pixabay
Por que os gatos dormem tanto? - Pixabay

A maioria dos felinos domésticos pode dormir entre 10 e 13 horas por dia (por 50 a 110 minutos por vez) - e não é incomum um gato dormir até 17 horas! Isso, é claro, levanta a questão: por que os gatos dormem tanto? Com a ajuda de David Sands - especialista em psicologia animal com mais de 25 anos de experiência clínica - nós conseguimos entender um pouco melhor o que acontece com esses bichinhos para que eles durmam tanto.

Em entrevista ao Science Focus, Sands destaca que é importante saber quando a maioria dos gatos está mais ativa: ao amanhecer e ao anoitecer. É uma característica que os torna animais crepusculares (em vez de noturnos), ao lado de criaturas como furões e hamsters, por exemplo.

“Isso ocorre porque, ao longo de milhões de anos, os gatos evoluíram para serem predadores de pouca luz, com sua visão especificamente adaptada para a atividade no crepúsculo”, diz o especialista.

Então, como os gatos são crepusculares, eles conservam sua energia para esses períodos de caça ao crepúsculo. Antes de serem domesticados, os gatos teriam que despender enormes quantidades de energia nessas ocasiões, encontrando, perseguindo e matando suas presas. E enquanto os gatos domésticos não caçam mais antes de cada hora do jantar, seus instintos naturais de caçador ainda os encorajam a conservar energia para o amanhecer e o anoitecer.

Curiosamente, há algumas evidências sugerindo que os humanos podem causar impacto quando seus gatos dormem. Mais notavelmente, um estudo da Universidade de Messina, na Itália, obteve insights sobre este problema depois de anexar rastreadores a 10 felinos domésticos - metade dos gatos tiveram rédea solta em torno de uma grande casa e jardim, a outra metade só teve permissão para vagar em uma casa menor e mantido dentro à noite.

Verificou-se que os gatos da pequena casa refletiam de alguma forma os padrões de sono de seus donos e eram mais propensos a ficar acordados às vezes que seus donos interagiam com eles com frequência.

Em outras palavras, se for forçado, seu gato pode realmente gostar de passar o tempo com você.