Recreio
Zoo / Curiosidade

Por que os gatos lambem as pessoas?

Existem três teorias para explicar o motivo para um gato lamber alguém

Giulia Poltronieri Publicado em 05/11/2021, às 16h30

Por que os gatos lambem as pessoas? - Pixabay
Por que os gatos lambem as pessoas? - Pixabay

Se você já conviveu com algum gato, deve ter percebido que ele, muito provavelmente, adora se lamber. Inclusive, pesquisas mostram que um felino doméstico adulto pode passar até 8% de seu tempo acordado apenas lambendo o próprio corpo. Isso porque, além de ajudar a se limpar, o ato de lamber um ao outro também ajuda os gatos a socializarem.

Mas e os humanos: por que os gatos lambem as pessoas? Bom, os cientistas e especialistas em comportamento felino não têm certeza de por que exatamente os gatos fazem isso. No entanto, embora não haja uma explicação abrangente e definitiva para esse comportamento, existem várias teorias sobre o assunto. 

Entre as três principais, estão: 

Eles estão demonstrando que confiam em você

“Esse tipo de lambida é semelhante a um comportamento de gato para gato conhecido como allogrooming, que é basicamente um carinho mútuo. Um gato aprenderá isso com sua mãe quando for um filhote cego e surdo. É basicamente para limpar o gatinho e fortalecer os laços sociais ”, diz David Sands, especialista em psicologia animal com mais de 25 anos de experiência clínica, à Science Focus.

“Por causa dessas origens maternas, os gatos adultos lambem apenas outros gatos em quem confiam e com os quais não estão competindo. E esse comportamento pode ser transferido para um humano. Afinal, os gatos não estão sentados lá dizendo 'Eu sou um gato e você é um ser humano'. Para eles, os animais competem ou entre si ou não. E lamber mostra que você não está competindo", explica Sands.

Eles estão acessando informações bioquímicas de sua pele

Embora pareça complicado, esta é essencialmente a ideia muito simples de que um gato vai gostar de você porque está interessado em qualquer cheiro que esteja em sua mão.

“As papilas gustativas dos gatos são sensíveis e podem captar odores de nossa pele, que podem incluir secreções de feromônios de outros animais”, diz Sands. “Também pode ser que você tenha sal, hidratante ou o que quer que tenha acabado de comer na mão. Para os gatos, todos esses são cheiros interessantes e lamber permite que eles verifiquem. Isso é simplesmente tudo o que pode ser. "

Eles estão marcando você como mais um de seus bens

Os gatos são, como Sands coloca, “máquinas de cheirar, da cabeça à cauda”. E seu cheiro favorito? Seus próprios. Na verdade, eles amam seu próprio perfume - que atua como uma impressão digital no ar - tanto que acham que deveria suplantar todos os outros.

Como Sands explica, é por isso que um gato pode se lamber após você acariciá-los. "É puramente para se livrar do seu cheiro!" ele diz.

“Muitos outros comportamentos felinos se resumem à posse e propriedade. Tudo o que eles fazem é muito territorial ”, acrescenta Sands. “Às vezes, quando os gatos limpam outros gatos e pessoas, eles estão removendo cheiros e substituindo-os pelos seus próprios. É a forma deles de marcar e dizer 'Isso é meu! Eu possuo você! '”

Ele acrescenta: “As pessoas sempre pensam que gatos se esfregando em você ou em coisas que você toca estão expressando amor. Mas, na verdade, os gatos são indivíduos muito possessivos. Para eles, quanto mais passarem por você e depositarem seu perfume, melhor!".