Recreio
Zoo / Animais

Medalha de ouro: Saiba quem são os 10 maiores recordistas do mundo animal

Do mais alto ao mais dorminhoco. Conheça alguns recordes incríveis quebrados por animais!

Ludmilla Balduino Publicado em 22/04/2021, às 18h53 - Atualizado às 18h56

Imagem ilustrativa de uma girafa - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma girafa - Pixabay

O mais alto

Com pescoço e pernas enormes, a girafa é o bicho mais alto: o macho tem 5,5 metros. Isso é vantagem na hora de alcançar folhas de árvores, mas para beber água complica: a girafa tem de abrir bem as patas e se abaixar.

O mais venenoso

Água-viva chamada vespa-do-mar tem tentáculos com microagulhas que injetam o veneno mais mortal da natureza.

O mais velho

O animal terrestre mais velho é o jabuti Jonathan, que tem 189 anos. Ele nasceu em 1832, antes de inventarem o telefone, o avião e o computador, e já viveu duas guerras mundiais, sete monarcas no trono britânico e 39 presidentes dos EUA.

jabuti
Jabuti Jonathan em março de 2020 / Crédito: Wikimedia Commons

O que pula mais

Para fugir de predadores como leões e guepardos, o impala é capaz de pular a até 3 metros de altura. Além disso, é recordista em salto em distância: atinge até 10 metros!

O maior

Não há maior bicho e mais pesado do que a baleia-azul: são 160 toneladas distribuídas em 30 metros de comprimento (mais que três ônibus enfileirados!). Só a língua dela tem o peso de um elefante.

O mais forte

O besouro-rinoceronte pesa apenas 100 gramas e consegue suportar até 85 quilos sobre a casca. Só para se ter uma ideia, se um adulto de 70 quilos tivesse a força deste besouro, conseguiria levantar 60 toneladas!

O mais lento

Não tem para ninguém: em uma corrida de bichos, a lesma chegaria sempre em último. Ela contrai todos os músculos do corpo para se mover e se desloca a 9,9 metros por hora.

lesma
Lesma / Crédito: Pixabay

A mordida mais forte

A mordida do aligátor do Mississipi tem a força de uma tonelada. Ele usa esse poder para rachar o casco de tartarugas, seu principal alimento.

O que tem mais ovos

Já pensou em ter 500 milhões de irmãos? A ostra-gigante libera na água todos esses ovos de uma vez, mas só uma parte deles dá origem a filhotes.

O mais veloz

Quando vê uma presa, o falcão-peregrino junta as asas ao corpo e se lança para baixo a 300 quilômetros por hora! É mais rápido que um Fórmula 1.

Outros recordistas

— O mais bicudo é o pelicano-australiano, que tem um bicão de 50 centímetros, capaz de armazenar até 12 litros de água.

— O mais dorminhoco é o leão, que dorme por cerca de 20 horas por dia!

— O inseto mais barulhento é a cigarra africana. Seu som alcança o volume de 106 decibéis — o mesmo de um show de rock.