Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Zoo / Animais

Bengala, óculos, bandeira... Entenda a origem dos nomes dos animais

Muitos deles foram batizados de jeitos bem curiosos. Vem com a gente!

Redação Publicado em 16/09/2020, às 14h50 - Atualizado às 14h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um tigre-de-bengala - Wikimedia Commons
Um tigre-de-bengala - Wikimedia Commons

Tigre-de-bengala

O tigre-de-bengala não precisa de ajuda para andar nem está na terceira idade. Ele ganhou esse nome porque mora na região de Bengala, na Ásia. O bicho tem pelos alaranjados e listras pretas, pode pesar até 260 quilos e consegue correr a 60 quilômetros por hora.

Tamanduá-bandeira

É por causa da cauda grande e com pelos mais longos do que no restante do corpo, que o tamanduá-bandeira é chamado assim. Encontrado nas Américas do Norte e do Sul, o mamífero tem longas garras com as quais escava formigueiros e retira com a língua insetos de todos os tipos – cupins, besouro e até larvas.

Pássaro-arquiteto

Na época da reprodução, o pássaro-arquiteto por constrói lindos ninhos para a fêmea amada. Encontrado na Austrália e na Nova Guiné, ele usa galhos, ossos, conchas e muitos objetos coloridos para fazer um ninho perfeito.

Besouro-girafa

O besouro-girafa, habitante de Madagascar (África) tem um pescoço enorme! Os machos usam essa parte do corpo para lutar pelas fêmeas com os concorrentes. Já as fêmeas contam com o acessório na construção do ninho.

Urso-de-óculos

Uma faixa fina de peles brancos ou amarelos forma um desenho parecido com o de um par de óculos nesse urso – daí ele ser conhecido como urso-de-óculos. E ele enxerga muito bem! Vivendo na Cordilheira dos Andes (América do Sul), alimenta-se apenas de vegetais.

Peixe-escorpião

Se algum dia você der de cada com um peixe-escorpião, fuja! Ele tem um veneno muito poderoso, que sai de um espinho oco na nadadeira dorsal. Vivendo entre corais e regiões tropicais, quem encostar nele é atingido na mesma hora! Bem parecido com um escorpião, não é?