zoo   / Animais

Saiba tudo sobre a joaninha, um dos insetos mais fofos que existem

As suas clássicas cores servem para sua proteção, mas nem todas são vermelhas e pretas. Confira outras curiosidades sobre esse besouro!

Lucas Vasconcellos Publicado terça 22 dezembro, 2020

As suas clássicas cores servem para sua proteção, mas nem todas são vermelhas e pretas. Confira outras curiosidades sobre esse besouro!
Imagem ilustrativa de uma joaninha - Pixabay

Corpo arredondado, cabeça pequena, patas curtas e asas protegidas por uma carapaça colorida. Essas são as joaninhas, um tipo de besouro. Atualmente, são conhecidas cerca de 5 mil espécies desse inseto pelo mundo e as cores variam, indicando a qual espécie cada animal pertence.

As cores fortes servem para proteger esse inseto. Funciona assim: graças ao colorido, a joaninha se disfarça no meio da vegetação. As cores ainda são parecidas com as de animais venenosos. Então, quando os predadores (formigas, aves e sapos) avistam a joaninha, têm medo de ela ser um inseto perigoso e preferem evitar o ataque.

As joaninhas precisam de uma casa segura para colocar ovos. Por isso, voam entre flores e plantas, buscando alimentos e um novo lar – elas vivem em florestas, jardins e plantações de todos os continentes. Nesse processo, ainda ajudam a polinizar as flores, pois arrastam grãos de pólen.

Dependendo da espécie, esse inseto coloca mais de 20 ovos (diversas vezes ao longo da vida), que ficam escondidos embaixo de folhas. A partir deles nascem larvas. Com o tempo, elas grudam em alguma superfície (galho ou parede) e formam uma espécie de casulo. Até o corpo estar formado (em até 3 semanas), ficam paradas lá dentro. Quando estão prontas, saem!

Joaninhas podem caminhar por aí, inclusive de cabeça para baixo, sem cair. As patas têm pelos que liberam uma meleca, mantendo-as presas à superfície. Já as asas, bem duras, ajudam na defesa contra predadores. Para voar, elas contam com outro par de asas por baixo do primeiro. As que vivem em locais frios hibernam no inverno rigoroso, ou seja, passam o frio dormindo. Na hora de hibernar, elas buscam outras joaninhas para ficarem juntas.


+Saiba mais sobre o Reino Animal por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O incrível livro de postais para colorir: 28 postais para enviar ou colecionar, de Vários Autores (2015) - https://amzn.to/3ccF0A2

Floresta encantada, de Johanna Basford (2015) - https://amzn.to/2SGaeHY

Nosso planeta: o único lar que temos, de Matt Whyman (2020) - https://amzn.to/2SJexlY

Mundo Animal, de Geneviève Warnau (2019) - https://amzn.to/3dm4Otv

Anatomia dos Animais Domésticos: Texto e Atlas Colorido, de Horst Erich König e Hans-Georg Liebich (2016) - https://amzn.to/3doRTaw

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM

Último acesso: 30 Nov 2021 - 13:11:28 (1097301).