Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Halloween

Como surgiu o Halloween?

Conheça a história por trás do surgimento o Halloween, o popular Dia das Bruxas

Redação Publicado em 31/10/2022, às 11h55 - Atualizado às 09h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Crianças fantasiadas para o Halloween - Kiran Ridley/Getty Images
Crianças fantasiadas para o Halloween - Kiran Ridley/Getty Images

Nesta terça-feira, 31, é celebrado o Halloween, conhecido popularmente no Brasil como Dia das Bruxas. A data, que é comemorada há mais de três mil anos, acabou se tornando extremamente popular em lugares como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Mas, você já se perguntou como essa festa surgiu?

Origem do Halloween

Tudo começou há três mil anos graças aos celtas, povo politeísta que habitava a região que hoje corresponde à Inglaterra, Escócia e Irlanda. Naquela época, no dia 31 de outubro era celebrado o Dia de Samhain, que marcava o fim do verão, e comemorava a virada do ano celta, onde muitos acreditavam que, nesta data, as almas dos mortos saíam de seus corpos e iam em busca dos seres vivos.

Com medo da lenda, a população criou o costume de se fantasiar da forma mais esquisita possível, com o intuito de “enganar” os espíritos durante esse período. Além disso, também era comum ver as pessoas carregando artefatos bizarros para se proteger dos fantasmas.

halloween
Pessoas fantasiadas durante o Halloween de Nova York de 2018 / Crédito: Stephanie Keith/Getty Images

Após os povos celtas serem conquistados pelos romanos dois mil anos depois, as tradições dessa época sofreram algumas alterações. O Dia de Pomona, deusa responsável por proteger agricultura, frutas e jardim, por exemplo, era comemorado no mesmo período que o Samhain. Por isso, acabou sendo incluído espigas de milho e maçãs para a antiga festa celta.

Dia das Bruxas

Com o crescimento da Igreja Católica durante a Idade Média, o evento passou a ser condenado pelos cristãos, sendo conhecido deste então como “Dia das Bruxas”. Já o termo “Halloween” também possui ligação com os católicos, sendo uma abreviação de “Hallows Eve”, ou simplesmente “Véspera de Todos os Santos”, já que, no dia 1º de novembro, é comemorado o Dia de Todos os Santos (All Hallows Day, na língua inglesa).

Com a colonização das terras norte-americanas, a tradição foi levada para as novas regiões, onde permanece forte até os dias de hoje. Mesmo milhares de anos depois, muitas pessoas ainda mantém alguns costumes realizados pelos celtas há mais de três mil anos, como se fantasiar, acender fogueiras, ou até mesmo enfeitar suas casas.