Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Dia do Irmão

Como surgiu o Dia do Irmão?

Descubra qual o significado e como foi originado o Dia do Irmão

Izabela Queiroz Publicado em 05/09/2023, às 14h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa para o Dia do Irmão - Pixabay
Imagem ilustrativa para o Dia do Irmão - Pixabay

Esta terça-feira, 05, é marcada pelo Dia do Irmão, data comemorativa que surgiu há pouco mais de uma década e meia atrás no Brasil, e é carregada de significados, podendo ser celebrada entre membros da mesma família, por aqueles amigos que são tão especiais quanto irmãos, e ainda por todos que compartilham uma mesma crença.

Como surgiu o Dia do Irmão?

Isso acontece, pois, a data surgiu em 2007 por meio de uma iniciativa da Igreja Católica para homenagear a Madre Teresa de Calcutá. A celebração foi fixada exatamente 10 anos depois da morte da religiosa, que faleceu nesta mesma data em 1997, em Calcutá, na Índia.

Com isso, a comemoração que, apesar de não ter sido oficializada, ocorre anualmente em todo território nacional, pode ser lembrada tanto em tributo a santa, como também em homenagem aos irmãos, trazendo sentimentos de gratidão e reflexões sobre as próprias atitudes com relação ao próximo.

Vale lembrar ainda que, no contexto religioso, irmãos são todos os filhos de Deus, o que amplia ainda mais a simbologia por trás da data.

Mas, quem foi Madre Teresa de Calcutá?

Madre Tereza de Calcutá foi como ficou conhecida Anjezë Gonxhe Bojaxhiu. Nascida em 26 de agosto de 1910, na antiga Iugoslávia, a religiosa foi responsável por fundar a congregação Missionárias da Caridade, onde dedicou sua vida a ajudar pessoas pobres e doentes ao redor do mundo.

Devido ao proposito de ajudar os mais necessitados dentro e fora da Índia como missionária, Madre Tereza de Calcutá teve seu trabalho reconhecido mundialmente em 1979, quando ela recebeu o prêmio Nobel da Paz.

Por fim, antes de completar 20 anos de sua morte, em 4 de setembro de 2016, a religiosa teve sua canonização realizada, ou seja, foi proclamada santa pelo Papa Francisco.

Fora do Brasil

Além do Brasil, o Dia do Irmão também é comemorado na Índia, como informa o jornal OTempo. No entanto, a data não é celebrada em setembro, mas sim, durante o mês de agosto entre os hindus, que realizam rituais com oferenda entre irmãos e irmãs de uma família, como forma de representar a união e proteção entre eles.