Recreio
Escola / Personagens

Conheça a história de Charles Darwin, o estudioso da natureza

Saiba mais sobre um dos cientistas mais importantes da história humana

Maria Carolina Cristianini Publicado em 24/09/2021, às 11h00 - Atualizado às 11h09

Cientista Charles Darwin - Pixabay
Cientista Charles Darwin - Pixabay

Nascido em 12 de fevereiro de 1809, em Shrewsbury, Inglaterra, Charles Robert Darwin foi um naturalista, geólogo e biólogo, conhecido por seus avanços sobre evolução nas ciências biológicas. Ele criou a teoria da evolução pela seleção natural, que explica como os seres vivos mudam de acordo como o ambiente em que vivem.

O pai de Darwin queria que o filho fosse médico — ele começou a estudar Medicina, mas acabou desistindo. A chance de fazer o que gostava veio em 1831, quando Darwin, por ser um colecionador de animais, conchas e plantas, foi convidado a embarcar numa viagem por vários lugares do mundo. Foram cinco anos a bordo do navio Beagle.

A viagem foi incrível, mas nada fácil. Darwin tinha enjoos e não gostava de passar muito tempo no oceano. Por isso, desembarcava sempre que podia — e voltava com plantas e bichos de todos os tipos. Durante a aventura, o naturalista lotou o quarto em que dormia, e também o convés da embarcação, com as espécies mais diferentes de seres (vivos ou em fósseis). Sempre que encontrava um navio que ia para Inglaterra, ele mandava um pouco do material para casa, onde, na volta, iria estudá-lo.

Uma das passagens da viagem foi pelas ilhas Galápagos, no oceano Pacífico, onde os pássaros tentilhões chamaram a atenção de Darwin: em uma ilha, eles tinham o bico grande e forte, e, em outra, o bico era menor e frágil. O naturalista começou a se perguntar qual era o motivo dessa diferença.

De volta à Inglaterra, o cientista estudou muito e concluiu: os dois tipos de tentilhão teriam nascido nas duas ilhas, mas cada um sobreviveu apenas naquela em que se adaptou. Onde havia nozes para comer, viveram as aves de bico forte, capazes de quebrá-las. As de bico fino morreram por lá e sobreviveram na ilha onde a comida se escondia entre frestas, ideal para o bico mais frágil.

Foi a partir dos tentilhões que Darwin criou a teoria da evolução pela seleção natural, base de muitos estudos de biologia e assunto do livro A Origem das Espécies, publicado por ele em 1859. Nele, o cientista apresenta a ideia de que transformações ocorrem nos seres vivos conforme o ambiente em que eles vivem.

O navio em que Darwin viajou também parou no Brasil! No litoral da Bahia, em fevereiro de 1832, Darwin viu pela primeira vez uma floresta tropical. Dois meses depois, chegou ao Rio de Janeiro, onde coletou centenas de plantas e insetos.


+Saiba mais sobre a Ciência por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O livro da ciência, de Vários Autores (2016) - https://amzn.to/2WCqfA5

O Grande Livro de Ciências do Manual do Mundo, de Workman Publishing (2019) - https://amzn.to/2YRROYX

A História da Ciência Para Quem Tem Pressa, de Nicola Chalton e Meredith Mac Ardle (2017) - https://amzn.to/2yz6PUC

Ciência no cotidiano: Viva a razão. Abaixo a ignorância! de Natalia Pasternak e Carlos Orsi (2020) - https://amzn.to/2YMX4g2

Teoria Geral Do Estado E Ciência Política, de Alvaro Cicco (2020) - https://amzn.to/3ccHu1c

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM