zoo   / Animais

Saiba mais sobre a cegonha-bico-de-sapato

Você já ouviu falar da cegonha-bico-de-sapato? Apesar do nome, ela não é uma cegonha

Lucas Vasconcellos Publicado terça 1 junho, 2021

Você já ouviu falar da cegonha-bico-de-sapato? Apesar do nome, ela não é uma cegonha
Cegonha-bico-de-sapato em seu habitat natural - Wikimedia Commons

Bico poderoso

Na hora da caça, a cegonha bico-de-sapato mantém a cabeça baixa para ver bem as presas — pequenos peixes e répteis. Ela se camufla entre plantas e, então, ataca. As bordas do bico são afiadas, permitindo que a ave mate a presa cortando a cabeça fora. Também com o bico, a bico-de-sapato vasculha pântanos em busca de peixes escondidos.

Lar, doce lar

Moradora de regiões pantanosas da África, como Uganda, Tanzânia, Zâmbia e Sudão, a cegonha-bico-desapato tem esse nome por causa do bico, que lembra um sapato de madeira e mede até 30 centímetros.

Presente da cegonha

O período de reprodução, em geral, ocorre em época de seca e leva cerca de 7 meses. Enquanto esperam pelo nascimento dos filhotes, os pais criam uma área com diâmetro de cerca de 3 metros para construir o ninho. São colocados, no máximo, dois ovos por vez. Mas apenas um filhote sobrevive por causa da falta de alimento ou porque um deles é caçado por outros animais.

Sem um pio?

Dócil com os seres humanos, a espécie não costuma emitir sons — isso só acontece na época de reprodução. Mas ela faz movimentos com o bico, mesmo sem barulho.

Antes só...

O estilo de vida dessa ave é solitário. Raramente vista em grupo, ela prefere locais com águas rasas e cercados por mato. Caso a água da região seja mais funda, a bico-desapato encontra alguma vegetação para ficar em cima.

Último acesso: 24 Oct 2021 - 21:57:26 (1102373).