Recreio
Zoo / Animais

Elas mordem e... Latem! Conheça algumas curiosidades sobre as piranhas

Piranhas são peixes assustadores, conhecidas por atacarem humanos – e realmente fazem isso! Quando estão disputando comida, soltam até um som parecido com o dos cachorros. Quer saber mais? Mergulhe nesse mundo!

Christiane Oliveira Publicado em 21/05/2021, às 14h27 - Atualizado às 14h29

Piranha em seu habitat natural - Pixabay
Piranha em seu habitat natural - Pixabay

O culpado

Nem todas as piranhas são carnívoras. E, se elas têm fama de más, a responsabilidade é de Theodore Roosevelt — além de presidente dos Estados Unidos entre 1901 e 1909, foi historiador e biólogo. Em 1913, ele fez uma viagem para a Amazônia e, depois, escreveu o livro Pelas Selvas Brasileiras, onde descreve as piranhas como os peixes mais ferozes do mundo.

Calma!

É verdade que elas se alimentam de humanos e de outros animais bem grandes, mas, normalmente, isso só acontece quando alguém morre afogado num local onde elas vivem ou se um animal já morto cai dentro do rio. Se você colocar os pés em um rio com piranhas, elas vão morder apenas se não estiverem alimentadas. Na dúvida, é melhor evitar o contato próximo!

Au, au, au

Além de darem mordidas doloridas, as piranhas latem. É isso mesmo! Em 2011, uma equipe da Universidade de Liège, na Bélgica, usou um microfone subaquático — que pode ficar embaixo d’água — e gravou os sons que esses peixes fazem quando estão disputando comida. Um dos ruídos é bem parecido com o latido de um cachorro.

Vai uma plantinha?

Nem todas as espécies se alimentam de carne. A maioria é carnívora, algumas são onívoras (comem vegetais e carne) e outras são vegetarianas (sobrevivem apenas se alimentando de plantas), como a Tometes camunani — vive no rio Amazonas em busca de plantas aquáticas para matar a fome.       

Que dentadura!

Em tupi, piranha quer dizer peixe com dentes. Elas possuem 28 deles e o formato é próprio para comer carne — pontiagudos e afiados para conseguir cortar bem o alimento. Às vezes, quando dão uma abocanhada, acabam quebrando ou perdendo dentes. Aí, entra em ação um poder especial: a capacidade de repor, muitas vezes ao longo da vida, os dentes que ficaram pelo caminho.

Você sabia que...

Algumas tribos indígenas usam dentes de piranha para descascar alimentos? Eles são tão fortes e afiados que podem ser usados numa mandioca, por exemplo!