Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Tiradentes

Quem foi Tiradentes?

Em 21 de abril, comemoramos o Dia de Tiradentes. Descubra quem foi ele!

Redação Publicado em 21/04/2023, às 09h00 - Atualizado em 24/04/2023, às 18h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Quadro 'Tiradentes', de Décio Villares (1851-1931) - Creative Commons
Quadro 'Tiradentes', de Décio Villares (1851-1931) - Creative Commons

Nesta sexta-feira, 21, é comemorado o Dia de Tiradentes, data criada para homenagear José Joaquim da Silva Xavier, uma das figuras mais marcantes da Inconfidência Mineira, que faleceu neste mesmo dia no ano de 1792. Mas, quem realmente foi ele?

Origem

Tiradentes nasceu em 12 de novembro de 1746 em uma família humilde, na Capitania de Minas Gerais. Seus pais, no entanto, morreram cedo e, por isso, José Joaquim precisou trabalhar para se sustentar. Quando trabalhava como dentista amador, acabou recebendo o apelido pelo qual seria reconhecido na história: Tiradentes.

Mesmo sem possuir muita instrução, Tiradentes era um grande apoiador dos ideais do Iluminismo, além de ser um grande republicano.

Marco da Inconfidência Mineira

A Inconfidência Mineira aconteceu, pois, naquela época, após muito tempo lucrando com a extração de ouro no Brasil, Portugal, colonizador do nosso país, começou a perder dinheiro, já que o ouro passou a não ser encontrado tão facilmente por aqui. Para reverter a situação, a partir de 1750, a Coroa Portuguesa determinou o pagamento de alguns impostos — e esse foi o principal fator que levou ao acontecimento histórico.

Com isso, a insatisfação fez com que os membros da elite da capitania, que eram adeptos das ideias revolucionárias da época, se mobilizassem contra o domínio português. Contudo, o movimento não chegou a ocorrer de fato.

A conspiração contra a Coroa Portuguesa que foi descoberta pelo governo, em 1789, antes de qualquer coisa acontecer. Por isso, Tiradentes e os outros membros da elite que participavam do movimento não tiveram a oportunidade de agir.

Após uma investigação, Tiradentes e os outros inconfidentes acabaram presos, e o processo de julgamento dos acusados se estendeu por três anos. Segundo o portal Brasil Escola, enquanto estavam presos, muitos decidiram negar sua participação na Inconfidência em busca da absolvição — José Joaquim, no entanto, sempre deixou claro seu envolvimento.

No ano de 1792, a Coroa sentenciou dez envolvidos à pena de morte. Porém, com intermediação da rainha D. Maria I, nove pessoas foram perdoadas, e apenas expulsas do Brasil, sendo exilados na África. Tiradentes, contudo, foi o único que permaneceu com a sentença inicial.

Assim, o governo acabou utilizando-o como exemplo: depois de ser enforcado em 21 de abril, no Rio de Janeiro, teve sua cabeça exposta na cidade, e o resto de seu corpo espalhado na estrada que dá acesso à Ouro Preto. O intuito era fazer com que a população enxergasse o poder da Coroa, para prevenir futuras rebeliões.

Reconhecido como herói

Durante todo o período colonial e imperial, ninguém sabia quem foi Tiradentes. Ele só foi reconhecido após a Proclamação da República, em 1889, quando os republicanos decidiram exaltar figuras importantes na oposição à monarquia. Dessa forma, considerando o caráter de sua condenação, José Joaquim da Silva Xavier foi escolhido como um dos homenageados, e a data de sua morte estabelecida como feriado.