Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Charles III

Quem é Charles III, o novo rei coroado do Reino Unido?

Saiba mais sobre a vida de Charles III, o mais novo rei coroado do Reino Unido

Daniela Bazi Publicado em 06/05/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rei Charles III - Tim Rooke/Getty Images
Rei Charles III - Tim Rooke/Getty Images

Este sábado, 6, marca a coroação do rei Charles III e sua esposa Camilla, a rainha consorte. A cerimônia aconteceu na Abadia de Westminster, em Londres, na Inglaterra, contando com a presença da família real britânica, além de importantes líderes mundiais, incluindo o presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva.

Mas, como foi a vida de Charles antes de se tornar rei? A gente te conta!

Primeiros anos

Charles Philip Arthur George nasceu em 14 de novembro de 1848 em Londres, na Inglaterra, sendo o primeiro filho da então princesa Elizabethe do príncipe Philip. Quando veio ao mundo, o rei da época ainda era George VI, seu avô, que permaneceu no trono até sua morte em 1952.

Após o falecimento do monarca, Elizabeth assumiu a coroa, e Charles se tornou o primeiro na linha de sucessão ao trono quando tinha apenas 3 anos de idade. Após ele, seguiriam seus irmãos que nasceram anos depois: Anne, Andrew e Edward.

charles anne george vi e elizabeth
O pequeno príncipe Charles ao lado de sua irmã, a princesa Anne, e seus avós, o rei George VI e a rainha Elizabeth / Crédito: Getty Images

Quando pequeno, seus pais decidiram que, diferente do que foi feito com muitos herdeiros, o pequeno príncipe deveria ser educado na escola, e não através de um tutor no palácio. Dessa forma, ele frequentou escolas como Hill House, Cheam School, Gordonstoun, além de fazer intercâmbio em Geeolong Grammar School, na Austrália, conforme informa o site oficial da família real britânica.

No ano de 1967, após ser aprovado na Universidade de Cambridge, se tornou o primeiro monarca a entrar na faculdade, onde estudou arqueologia, antropologia e história, se formando em 1970.

Pouco antes de sua formatura, em 1969, recebeu a investidura de Príncipe de Gales, título dado aos herdeiros homens ao trono britânico. A cerimônia aconteceu no Castelo de Caernarfon onde, antes do evento, o príncipe também precisou estudar por um determinado período na University College of Wales em Aberystwyth com o intuito de aprender galês.

Carreira militar

Após receber seu diploma, Charles decidiu seguir carreira no exército, onde começou servindo na Força Aérea Britânica. Em 1971, o príncipe mudou de área, e passou a fazer parte da Marinha Real Britânica, seguindo os passos de seu pai, o príncipe Philip, e seus dois bisavôs.

Durante seu tempo como militar, o filho mais velho de Elizabeth II recebeu capacitação para pilotar helicópteros e aviões, além de também ter sido designado para ser comandante da embarcação HMS Bronington. Charles se aposentou oficialmente do exército em 1976, após realizar sua última missão no HMS Bronington.

Casamentos e filhos

O primeiro casamento do mais novo rei aconteceu no ano de 1981, quando o Príncipe de Gales trocou alianças com a jovem Diana Spencer na catedral de Saint Paul. Juntos, o casal teve dois filhos: William, que nasceu em 1982, e Harry, nascido em 1984.

Após um relacionamento conturbado e repleto de polêmicas, Charles e Diana anunciaram sua separação em 1992, com o divórcio sendo oficializado apenas em 1996. Com o fim do matrimônio, Lady Di perdeu o título de Sua Alteza Real, porém, continuou a ser conhecida como Princesa de Gales e era considerada parte da família real. Diana faleceu em 1997 após um acidente de carro na França.

O príncipe se casou novamente no ano de 2005 com Camilla Parker Bowles, mulher com quem manteve um relacionamento extraconjugal por anos, em uma cerimônia pequena e privada em Windsor. A partir de então, sua esposa passou a ser conhecida como Sua Alteza Real, a Duquesa de Cornualha. Camilla, apesar de também ser a Princesa de Gales por direto devido ao casamento, não era reconhecida dessa forma por respeito à Diana, que continuava a ser chamada pela honraria mesmo após a separação e seu falecimento.

charles e camilla casamento
Charles e Camilla em seu casamento no ano de 2005 / Crédito: Georges De Keerle/Getty Images

Agora, há 18 anos casados, Charles e Camilla assumiram oficialmente os títulos de rei e rainha consorte neste sábado, 6, após serem coroados na Abadia de Westminster. No entanto, vale lembrar que Charles já havia sido proclamado rei logo após o falecimento de sua mãe, a rainha Elizabeth II, em setembro de 2022.

Com sua ascensão ao poder, o primeiro na linha de sucessão passa a ser seu filho mais velho, William, que também assumiu seus antigos títulos de Príncipe de Gales e Duque de Cornualha. Após ele, está o neto mais velho do rei, o príncipe George, seguido por seus irmãos, a princesa Charlotte e o príncipe Louis. Harry, caçula de Charles, se encontra logo depois de seus sobrinhos, na quinta posição.