Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Animação

Por que hoje comemoramos o Dia Internacional da Animação?

Descubra o por que temos um dia especifico para comemorar a história da animação

Redação Publicado em 28/10/2022, às 12h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação 'Pauvre Pierrot' - Reprodução/ YouTube/  Marvinrax
Cena da animação 'Pauvre Pierrot' - Reprodução/ YouTube/ Marvinrax

Você sabia que hoje, 28 de outubro, se comemora o Dia Internacional da Animação? Isso porque nesse mesmo dia, em 1824, o francês Charles-Émile Reynaud fez a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo. Para realizar o feito, ele utilizou o teatro óptico no Museu Grevin, em Paris, e exibiu o filme “Pauvre Pierrot”.  Assista!

Émile era um inventor, e foi o primeiro a pensar nas perfurações nos filmes, o que, posteriormente, estaria nos rolos de filmes em películas. A animação teria uma jornada muito mais complicada sem a presença dele, por conta de seus avanços tecnológicos. 

A data dessa primeira exibição antecede o filme da chegada do trem à estação dos irmãos Lumiére, e o cinematógrafo. O longa foi lançado em 1895, mas a ideia de persistência retiniana, que é aplicada na animação, existe desde 1824, o que permitiu que os primeiros esboços de animação surgissem antes da tecnologia se aprimorar.  

O conceito de persistência retiniana é o fenômeno de uma imagem ser captada pelo olho humano em uma fração de segundo. Assim, se várias imagens são projetadas rapidamente, em uma sequência, o olho associa como se fosse um movimento ininterrupto.

A ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação), lançou em 2002 o Dia Internacional da Animação, e contou com apoio de diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. Aqui no Brasil, a ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação) comanda a festa nesse dia tão importante.