Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Ano Novo

Por que comemoramos o Ano Novo?

Conheça a origem por trás das celebrações do Ano Novo

Daniela Bazi Publicado em 31/12/2023, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fogos de artifício em comemoração ao ano novo - Pixabay
Fogos de artifício em comemoração ao ano novo - Pixabay

No dia 31 de dezembro de todo ano, famílias e amigos se reúnem ao redor do para esperar o badalar da meia-noite, e celebrarem juntos a chegada de um novo ano. Mas, você já imaginou por que o Ano Novo é sempre comemorado no dia 1º de janeiro e não em outra data? A RECREIO vai te explicar!

Origem

Antigamente, o Ano Novo não era celebrado em 1º de janeiro. Séculos atrás, civilizações da antiguidade tinham o costume de comemorar a passagem de ano no mês de março, levando em consideração a chegada da primavera e o fim do inverno.

A celebração só começou a ser feita na data conhecida nos dias de hoje em 46 a.C., graças ao imperador Júlio César, que se baseou no calendário juliano. No entanto, tudo só foi oficializado no final do século 16, quando a Igreja Católica adotou o calendário gregoriano.

Com o passar dos anos, a comemoração do Ano Novo em 1º de janeiro se tornou cada vez mais popular e, hoje em dia, diversos países também celebram o réveillon nesta data. Porém, ainda podemos encontrar por aí alguns povos que realizam a festa em dias diferentes, como os chineses (entre janeiro e fevereiro), os povos judaicos (entre o final de setembro e início de outubro), e os muçulmanos (a partir de maio).

Tradições brasileiras

Por aqui, uma das nossas maiores tradições é a utilização de roupas brancas durante a virada do ano. O costume tem origem das religiões africanas, como o Candomblé e a Umbanda, surgindo por causa do culto a Iemanjá, a divindade dos oceanos e padroeira dos pescadores. Nele, é realizado oferendas em forma de pedidos, onde as pessoas precisam estar vestidas de branco.

No entanto, muitas pessoas também levam em consideração o significado de outras cores para escolher suas roupas do réveillon. Por exemplo: quem busca dinheiro, normalmente usa amarelo, já aqueles que estão a procura de um amor, utilizam vestimentas vermelhas, e assim por diante.

Outro costume que surgiu graças a Iemanjá é o de pular sete ondas. A ação se trata de um ritual que homenageia e pede abertura de caminhos para a deusa das águas. A tradição chegou ao Brasil pelos africanos, e se popularizou como um rito de passagem cheios de boas energias, sendo realizado por muitas pessoas.

Por fim, algo que muitas pessoas costumam fazer assim que o relógio bate meia-noite é dar um beijo de Ano Novo. O ato carrega o significado de saudação de boas energias, prosperidade e boas relações para o ano seguinte, assim como também é uma demonstração de afeto e desejo de saúde e muita sorte.