Historiador: Saiba mais sobre essa profissão tão importante

Descubra todo o por trás das câmeras do trabalho de um historiador e conheça o que é necessário para se tornar um

Letícia Yazbek Publicado sexta 5 fevereiro, 2021

Descubra todo o por trás das câmeras do trabalho de um historiador e conheça o que é necessário para se tornar um
Imagem ilustrativa de uma garota no Egito - Pixabay

Historiador é o profissional que estuda o passado, reconstruindo e analisando os fatos de acordo com o que ocorreu em cada época. Ele investiga pessoas, grupos, movimentos sociais, regiões, culturas, religiões e costumes. O trabalho desse profissional nos ajuda a compreender como viviam outros povos e a conhecer momentos importantes da nossa história.

Muita pesquisa!

No dia a dia, o trabalhado do historiador acontece, principalmente, pela pesquisa de fontes que possam ajudar a desvendar o passado. Ele consulta bibliotecas, universidades, institutos de pesquisa e arquivos do governo. Assim, tem acesso a documentos diversos, como cartas, diários, livros, jornais e revistas. A pesquisa também pode ser feita usando fotos, filmes, gravações e até objetos, como roupas e móveis.

Outras fontes de pesquisa são cantigas, lendas e contos populares. Em alguns casos, o historiador também faz entrevistas com outros especialistas ou com pessoas que tenham algo a dizer sobre o fato que ele está estudando (como parentes e amigos de alguém cuja vida está sendo pesquisada).

Trabalho em equipe

Muitas vezes, o historiador trabalha em conjunto com um arqueólogo, profissional que estuda as sociedades por meio de objetos usados e fabricados no passado. Funciona assim: o arqueólogo descobre um objeto, analisa o material e faz um relatório; aí, o historiador pode usar essas informações como fonte para a pesquisa.

Para ser historiador, é importante gostar muito de ler e escrever, além de contar e ouvir histórias. Esse profissional deve ser curioso e ter interesse em pesquisar. Também é importante ter facilidade na interpretação de textos e um bom senso crítico.

Na faculdade

Quem quer seguir essa carreira precisa fazer um curso de graduação em História. Algumas disciplinas são divididas por períodos, como pré-história, história antiga, medieval e contemporânea. Outras são separadas por regiões – Brasil, Europa ou Ásia, por exemplo. Há também temas específicos de pesquisa, como teoria da história e história política. A maioria dos cursos de História é de licenciatura – os alunos aprendem a dar aulas.

Historiadores podem seguir vários caminhos depois da faculdade: dar aulas no Ensino Fundamental, Médio e em cursinhos pré-vestibulares; produzir e avaliar material para editoras ou instituições de ensino; investigar um tema e produzir teses, artigos e livros; trabalhar em um museu, ajudando a montar exposições; e até ajudar na produção de teatro, cinema ou televisão, fazendo pesquisa de época para filmes, peças ou novelas.
 

Consultoria: Célia Tavares (professora do Departamento de Ciências Humanas da UERJ).

Último acesso: 05 Aug 2021 - 16:33:54 (1089925).