Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Anne Frank

Hannah Pick-Goslar, melhor amiga de Anne Frank, morre aos 93 anos

A vizinha e colega de classe de Anne Frank, teve seu falecimento divulgado pelo museu biográfico da menina judia

Redação Publicado em 04/11/2022, às 17h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hannah Pick-Goslar no vídeo "That's What I Hope" – The Story of Hannah Pick - Reprodução/ Youtube/ Yad Vashem
Hannah Pick-Goslar no vídeo "That's What I Hope" – The Story of Hannah Pick - Reprodução/ Youtube/ Yad Vashem

A Casa de Anne Frank divulgou em 28 de outubro que, Hannah Pick-Goslar, uma das melhores amigas da jovem judia que escreveu os relatos do holocausto presentes em ‘O Diário de Anne Frank’, havia falecido naquele mesmo dia aos 93 anos de idade. Veja!

O museu biográfico escreveu: “Ficamos tristes ao saber da morte de Hannah Pick-Goslar hoje aos 93 anos. Hannah, ou #Hanneli como Anne a chamava em seu diário, era uma das melhores amigas de Anne Frank; eles se conheciam desde o jardim de infância.”

De acordo com o Estadão, Pick-Goslar se tornou enfermeira e até então, morava em Israel, local para o qual ela se mudou em 1947 e construiu uma grande família composta por três filhos, 11 netos e 31 bisnetos, fato que ela descreve como uma "resposta a Hitler”.

Hanneli — como Anne se referia a amiga — é mencionada diversas verses nos textos escritos por Frank durante a época da Segunda Guerra Mundial, visto que elas estudavam juntas e eram vizinhas em Amesterdã. O último contato entre as duas ocorreu em fevereiro de 1945, antes de Anne morrer em Bergen-Belsen.

Vale lembrar também que, no livro ‘Memories of Anne Frank: Reflections of a Childhood Friend’, escrito por Alison Leslie Gold, Pick-Goslar contribui com a história ao contar as memórias de sua amizade com Anne. A vida das duas amigas descritas no livro ganhou voz também nas telas, visto que em 2021 foi lançado o filme ‘Minha Melhor Amiga Anne Frank’.