Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Charles III

Data, transmissão e mais: Tudo o que você precisa saber sobre a coroação do rei Charles III

Confira todos os principais detalhes que você precisa saber para acompanhar a coroação de Charles III

Daniela Bazi Publicado em 04/05/2023, às 18h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rei Charles III - Dan Kitwood/Getty Images
Rei Charles III - Dan Kitwood/Getty Images

No próximo sábado, 6, irá acontecer em Londres, na Inglaterra, a cerimônia de coroação do rei Charles III e sua esposa, a rainha consorte Camilla. O luxuoso evento, que conta com tradições milenares unidos com toques modernos, será a primeira em 70 anos.

A última monarca a ser coroada como Chefe de Estado do Reino Unido foi a rainha Elizabeth II, mãe de Charles, que subiu ao trono no ano de 1953, após o falecimento de seu pai, o rei George VI. A soberana permaneceu no cargo por 70 anos, até sua morte em setembro do ano passado, quebrando o recorde de governante que permaneceu com a coroa por mais tempo na história da nação.

O evento histórico, que vem sendo preparado há meses, chamará a atenção de todas as partes do mundo, além de também contar com a presença de representantes importantes de diversos países.

Se você também está curioso para conferir a coroação, confira tudo o que você precisa saber antes do evento!

Transmissão

O público de todas as partes do mundo poderá acompanhar o evento completo. Através do canal oficial da Família Real Britânica no YouTube, ocorrerá a transmissão ao vivo oficial da coroação a partir das 6h20 (horário de Brasília).

Além disso, aqui no Brasil, a GloboNews também realizará a transmissão completa do evento, com a participação de historiadores, correspondentes e comentaristas internacionais. Durante a cobertura, o sinal da emissora permanecerá aberto no Globoplay, G1 e nas demais operadoras.

britanicos coroação rei charles
Britânicos montam barracas nas calçadas de Londres para acompanhar de perto a coroação / Crédito: Carl Court/Getty Images

A celebração está marcada para ter início às 6h20 (horário de Brasília) do sábado, onde o rei Charles III e a rainha consorte Camilla realizarão uma procissão dentro da carruagem do Jubileu de Diamante, construída para marcar os 60 anos de Elizabeth II no trono, indo do Palácio de Buckingham até a Abadia de Westminster, local onde ocorrerá a cerimônia.

As formalidades da coroação deverão iniciar pontualmente às 7h (horário de Brasília), com duração de, aproximadamente, duas horas. Logo após, às 9h, os reis já coroados realizarão uma outra procissão, dessa vez utilizando a Carruagem de Ouro do Estado, construída no ano de 1762 e utilizada rigorosamente nas coroações de todos os monarcas desde 1831, onde se encaminharão novamente para o Palácio de Buckingham.

Conforme repercutiu o UOL, o Palácio de Buckingham anunciou que a coroação "refletirá o papel do monarca nos dias de hoje e seu olhar para o futuro, enquanto enraizada nas duradouras tradições e pompas".

Convidados

Boa parte da família real britânica está confirmada na coroação. Entre eles estão: o filho mais velho do rei Charles III, o príncipe William, acompanhado de sua esposa, a Princesa de Gales Kate Middleton e o filho mais velho do casal, o príncipe George, que será um dos pajens do rei; o príncipe Harry, Duque de Sussex, filho mais novo do monarca; e os irmãos mais novos do soberano, a Princesa Real Anne, o príncipe Andrew, Duque de York, e o príncipe Edward, Duque de Edimburgo.

Além disso, o ex-marido da rainha consorte Camilla, Andrew Parker Bowles, e os filhos do antigo casal, estarão presentes na cerimônia. Também foram convidados pelo Reino Unido todos os Chefes de Estado que possuem uma relação com o país. Entre eles, está o presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, que confirmou sua presença no evento.

presidente lula e rainha elizabeth ii
Presidente Lula e sua esposa, Marisa Leticia Lula da Silva, ao lado da rainha Elizabeth II e do príncipe Philip em visita ao Reino Unido em 2006 / Crédito: Anwar Hussein/Getty Images

Meghan Markle, a Duquesa de Sussex, esposa do príncipe Harry, e os filhos do casal, o príncipe Archie e a princesa Lilibeth, foram convidados, mas decidiram permanecer em sua casa nos Estados Unidos e não estarão na coroação.

Por outro lado, Sarah Ferguson, ex-mulher do príncipe Andrew e mãe das princesas Beatrice e Eugenie, não recebeu convite para a cerimônia, logo não marcará presença. Também não foram convidados os líderes de países como Venezuela, Rússia, Afeganistão, Belarus, Síria, Irã e Mianmar.