Recreio

Descubra 7 mitos e verdades sobre a História mundial

Todo plebeu era pobre? O homem veio do macaco? Entenda se essas afirmações são verdadeiras

Maria Carolina Cristianini Publicado em 23/07/2021, às 12h00 - Atualizado às 15h17

Imagem ilustrativa de um dinossauro - Pixabay
Imagem ilustrativa de um dinossauro - Pixabay

1. Mito: Todos os plebeus, nas sociedades de séculos atrás, eram pobres

Verdade: Nem sempre isso acontecia. O primeiro grupo chamado de plebe surgiu na Roma Antiga e não era formado só por pobres: eles eram o oposto dos patrícios (pessoas que faziam parte de famílias tradicionais). Plebeus podiam ser comerciantes, agricultores, artesãos. Muitos ficaram ricos!

2. Mito: Benjamin Franklin descobriu a eletricidade

Verdade: Ele foi jornalista, cientista e o inventor do para-raios. Mas não descobriu a eletricidade. Na época em que viveu, a eletricidade já era conhecida, embora pouco compreendida. O que ele fez foram estudos e experiências sobre o assunto – dizem que uma delas envolveu uma pipa para testar a condução da energia vinda dos raios (que perigo!).

3. Mito: Cristóvão Colombo tentou provar que a Terra era redonda

Verdade: Na época em que ele viveu (século 15), a ideia de que nosso planeta era redondo (e não plano) já era comum entre muitas pessoas. O que ele queria (e conseguiu!) demonstrar era que dava para viajar pelo mar entre o Ocidente e o Oriente – muita gente se opunha à ideia por achar que a viagem seria longa demais. No fim, deu certo: ele chegou à América em 1492.

4. Mito: Albert Einstein era um mau aluno

Verdade: Ele não gostava muito da escola e achava as aulas de matemática e de física fracas. Afinal, aos 7 anos já conhecia os princípios da geometria (aprendeu com um tio). Além disso, não concordava com o método de ensino, em que os alunos tinham que decorar tudo. Mas nada disso fazia desse gênio um estudante ruim!

5. Mito: Napoleão Bonaparte tinha problemas de estômago

Verdade: A pose em que o imperador francês aparece em vários retratos, sempre com uma mão na barriga, fez com que muita gente imaginasse que a causa fossem problemas estomacais. Puro boato! A posição era apenas moda entre os pintores da época.

6. Mito: O homem veio do macaco

Verdade: Isso não aparece na Teoria da Evolução desenvolvida pelo inglês Charles Darwin, no século 19. Seres humanos são parentes, e não descendentes, dos macacos que conhecemos atualmente. O que temos em comum é o mesmo ancestral, que viveu na África há cerca de 7 milhões de anos. Assim, os chimpanzés, por exemplo, seriam algo como nossos primos.

7. Mito: Enquanto Roma queimava, Nero tocava harpa

Verdade: Em 18 julho de 64, boa parte da cidade foi consumida por um incêndio. Mas nunca ficou provado que a culpa foi do imperador Nero - apesar de ele ter aproveitado a tragédia para construir, depois, um imenso palácio. E é muito provável que ele não tenha tocado harpa enquanto admirava as chamas. Algumas versões da história dizem até que ele nem estaria em Roma naquele dia.