Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Charles III

5 fatos curiosos sobre a coroação do rei Charles III

A cerimônia de coroação do rei Charles III acontece amanhã, 6, em Londres, na Inglaterra

Daniela Bazi Publicado em 05/05/2023, às 14h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Charles III na Abertura do Parlamento em 2022 - Hannah McKay/Getty Images
Charles III na Abertura do Parlamento em 2022 - Hannah McKay/Getty Images

No próximo sábado, 6, ocorrerá em Londres, na Inglaterra, a coroação do rei Charles III e de sua esposa Camilla, a rainha consorte. O evento histórico contará com tradições britânicas milenares, que irão se unir com alguns toques modernos para se adaptar aos tempos de hoje.

Sendo a primeira em 70 anos, a última vez em que os britânicos viram um monarca ser coroado foi em 1953, com a ascensão da mãe de Charles, a rainha Elizabeth II. Para antecipar o esperado evento, a Recreio separou 5 curiosidades sobre a coroação que você precisa conhecer. Confira!

1. Abadia de Westminster

A coroação de Charles III e Camilla acontecerá na Abadia de Westminster, local onde ocorreram todas as coroações de monarcas do Reino Unido desde 1066, conforme informou o site oficial da Família Real. O primeiro rei a ser coroado da Abadia foi William, o Conquistador. Agora, Charles se tornará o 40º monarca a receber a coroa no local.

abadia de westminster
Abadia de Westminster durante o funeral de Elizabeth II / Crédito: Danny Lawson/Getty Images


2. Primeira rainha consorte em 86 anos

Camilla será a primeira rainha consorte a ser coroada em 86 anos. Antes dela, a última foi a rainha Elizabeth, esposa do rei George VI, avó do rei Charles III, que teve sua coroação no ano de 1937, após a abdicação de Edward VIII.


3. Coroas

Charles III e Camilla receberão diferentes coroas na cerimônia. O rei irá utilizar a tradicional Coroa de São Eduardo, a mais antiga das britânicas, sendo confeccionada em 1661, e utilizada pela primeira vez pelo rei Charles II, conforme informou o G1. O item, conforme informa o site oficial da realeza britânica, possui cerca de 2,2 kg, e é confeccionada de ouro maciço.

charles coroa
Charles ao lado da Coroa Imperial do Estado na Abertura do Parlamento em 2022 / Crédito: Alastair Grant/Getty Images

Enquanto isso, a rainha consorte irá utilizar a mesma coroa usada em 1911 pela esposa do rei George V, a rainha Mary. No entanto, segundo um comunicado oficial emitido pelo Palácio de Buckingham, o ornamento será adaptado e, ao invés de conter o diamante Koh-i-Noor, alvo de recentes controvérsias, serão colocadas algumas das pedras favoritas da rainha Elizabeth II, mãe de Charles III, como uma homenagem à falecida monarca. Essa será a primeira vez desde o século 18 em que a coroa de um monarca é reutilizada.


4. Carruagem de Ouro do Estado

Após serem oficialmente coroados, o rei Charles III e a rainha Camilla irão embarcar na Carruagem de Ouro do Estado para uma procissão da Abadia de Westminster para o Palácio de Buckingham. A carruagem foi construída em 1762, e é normalmente utilizada pela família real nos principais eventos de estado, como casamentos reais, jubileus de monarcas ou coroações.

elizabeth ii carruagem
Elizabeth II na Carruagem de Ouro do Estado no seu Jubileu de Ouro, em 2002 / Crédito: Sion Touhig/Getty Images

Até a Segunda Guerra Mundial, ela também era utilizada como o meio de transporte habitual do soberano para a abertura do Parlamento. No entanto, desde a coroação de George IV, em 1821, ela tem sido usada em todas as cerimônias que coroaram os monarcas do Reino Unido desde então.


5. Primeira da era digital

A primeira coroação a ser televisionada na história do Reino Unido foi a da rainha Elizabeth II, em 1953, sendo acompanhada por 27 milhões de britânicos pela televisão, e 11 milhões pelo rádio, segundo informações do site oficial da família real britânica.

charles e camilla
Charles e Camilla em evento em 2012 / Crédito: Getty Images

Agora, Charles e Camilla serão os primeiros monarcas a serem coroados na era digital. Além de ser televisionada, a cerimônia também será transmitida através da internet. No canal oficial da família real no YouTube, o público do mundo inteiro poderá acompanhar a coroação ao vivo a partir das 6h20 (horário de Brasília).