Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Pets / Cães

Amigo de todo mundo: Saiba mais sobre a raça Lhasa Apso

Esperto e carinhoso, ele é uma ótima companhia, ideal para famílias que vivem em apartamentos

Letícia Yazbek Publicado em 21/05/2021, às 13h00 - Atualizado às 13h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cachorro da raça Lhasa Apso - Pixabay
Cachorro da raça Lhasa Apso - Pixabay

Nativa de Lhasa, a capital do Tibet, essa raça se tornou conhecida no Ocidente no início do século 20. Em seu país de origem, ela é conhecida como um símbolo de sorte. Hoje, é uma das raças mais conhecida e queridas em todo o mundo.

Pequeno e robusto, o Lhasa Apso tem pelos longos, de cores que variam do branco e dourado ao cinza e preto. As orelhas são finas, caídas e com bastante franja. Apesar do porte pequeno, ele tem coxas e quadris robustos, e são bastante fortes.

Comportamento

Alegre e divertido, ele é cheio de energia e adora brincadeiras. É muito sociável com seres humanos e outros animais, inclusive os gatos. Inteligente, ele é independente, desconfiado e reservado. Ensinar truques de comandos não costuma ser tarefa difícil, principalmente se for iniciada quando o pet ainda é filhote.

Embora seja pequeno e tenha certa fragilidade, o Lhasa Apso é fiel e tem um grande instinto protetor, por isso também pode ser utilizado como cão de alerta. Ao se sentir desconfiado, ele late muito e de forma aguda para chamar a atenção dos donos.

Seletivo, ele costuma escolher uma única pessoa da família para dirigir seu afeto e carinho. No entanto, muitos deles podem se tornar apegados a mais de uma pessoa.

O Lhasa Apso não precisa de muitos exercícios físicos, por isso é muito indicado para ambientes pequenos, como apartamentos. Passeios curtos no início das manhãs ou nos finais das tardes são ótimas atividades para ele.

Cuidados especiais

Essa raça requer alguns cuidados específicos, principalmente em relação aos pelos. As tosas devem ser mais frequentes do que em outras raças, e os pelos da face precisam ser presos na parte superior da cabeça ou aparados - assim, não prejudicam a visão nem causam problemas aos olhos do animal.

Escovações diárias e banhos semanais também ajudam a manter os pelos sempre limpos e sem nós, evitando problemas causados pelo acúmulo de sujeira.