Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Pets / Câncer de mama

Câncer de mama em cachorras: conheça as causas, os sintomas e os tratamento

Entenda como o câncer de mama também pode atingir os animais

Agnes Faria Publicado em 30/11/2022, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O câncer de mama também é frequente no mundo animal - Shutterstock
O câncer de mama também é frequente no mundo animal - Shutterstock

O câncer de mama não é uma doença comum somente entre os humanos. No mundo animal, por exemplo, ele também é bastante frequente. Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, ele atinge 45% das cachorras, sendo que metade desses casos são tumores malignos.  

Principais causas 

O câncer de mama é uma doença multifatorial, isto é, não existe uma única causa para o aparecimento. No entanto, de acordo com a médica veterinária Kelly Moura, o estímulo hormonal é a principal causa do tumor de mama em cadelas. Mas há outros fatores que também podem contribuir para o surgimento da doença, como a obesidade.

Sintomas e diagnóstico 

O câncer de mama é uma doença silenciosa e que avança rapidamente. Com diagnóstico precoce é possível iniciar os tratamentos o quanto antes e aumentar as chances de vida do pet. Por isso, é essencial estar atento aos sintomas, que são: inchaços, dores, secreções e caroços na região mamária. 

Conforme explica a médica veterinária Kelly Moura, o diagnóstico também pode ser feito por meio de exames clínicos, como tomografias computadorizadas, radiografias de tórax e ultrassonografias de abdômen. 

Médica veterinária fazendo ultrassom em uma cadela
O diagnóstico pode ser feito através de ultrassom / Crédito: Shutterstock

Tratamentos para a doença  

Segundo Kelly Moura, o tratamento mais indicado para o câncer de mama em cachorras é a remoção da cadeia mamária e dos linfonodos. “Após o processo cirúrgico, a cachorra deve ser cuidada à base de anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos”, acrescenta. Em casos mais graves, a opção complementar à cirurgia é a quimioterapia. Ela é realizada através da administração de medicamentos pela corrente sanguínea. É um tratamento que dura, em média, quatro meses. 

Retorno do câncer 

De acordo com Kelly Moura, o regresso da doença pode ocorrer em duas situações: quando a cadeia mamária e os linfonodos não são retirados completamente, ou quando o câncer é muito agressivo e há uma metástase (migração das células cancerígenas para outro local do corpo — o pulmão costuma ser o principal destino). 

Prevenindo a doença  

As chances de câncer em cachorras podem ser reduzidas com algumas medidas de prevenção. A médica veterinária explica que a castração após o primeiro cio previne em até 95% as chances de desenvolver a doença. Caso a castração ocorra depois do segundo cio, essa taxa cai para 85%. Se for realizada após o terceiro cio, as chances de prevenção são de 70%.  

“A castração precoce é a principal maneira de prevenção. Não vai adiantar nada castrar quando a cadela tiver três anos. Isso porque ela já foi exposta aos hormônios responsáveis pela formação dos tumores”, enfatiza Kelly Moura.