Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Esportes

Handball: Com a força dos braços!

No handebol, cada equipe é formada por sete jogadores com o mesmo objetivo: usar as mãos para marcar muitos gols no time adversário!

Letícia Yazbek Publicado em 12/07/2022, às 18h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nikoletta Kiss, da equipe Hungria, passa a bola durante a partida de handebol do Grupo B da rodada preliminar feminina entre Hungria e Suécia no décimo dia dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 no Estádio Nacional de Yoyogi em Tóquio - Getty Images
Nikoletta Kiss, da equipe Hungria, passa a bola durante a partida de handebol do Grupo B da rodada preliminar feminina entre Hungria e Suécia no décimo dia dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 no Estádio Nacional de Yoyogi em Tóquio - Getty Images

Regras básicas

Os jogadores de handebol devem conduzir a bola pela quadra, usando sempre as mãos, e arremessá-la no gol do outro time. A equipe com a posse de bola não pode invadir a área de gol adversária, voltar para o campo de defesa ou recuar a bola para o goleiro. O jogador deve conduzir a bola batendo-a no chão – só pode segurá-la por até três segundos ou dar três passos com a bola na mão.

O tempo está rolando!

Cada partida tem duração de 60 minutos, divididos em dois tempos de 30 minutoscada um – com intervalo de dez minutos. Em caso de empate, a prorrogação é de dois tempos de cinco minutos cada um.

Movimentação em quadra

Uma equipe é formada por até 16 jogadores, sendo sete titulares (contando com o goleiro). Durante o jogo, os reservas podem entrar em quadra a qualquer momento, sem parar a partida, desde que o jogador substituído tenha abandonado a quadra. As trocas devem ser feitas sempre pelas zonas de substituição de cada equipe, que ficam próximas à linha lateral (entre a quadra e o banco de reservas).

Marcações no chão

Marcações
Linhas da quadra dos  Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 / Crédito: Getty Images

Linha central: divide a quadra ao meio.

Linha de 4 metros: a 4 metros de distância da linha de fundo, determina até onde o goleiro pode avançar para defender um tiro de 7 metros.

Linha de 6 metros: é um semicírculo de 6 metros de diâmetro, que determina a área do gol. Apenas o goleiro pode se posicionar nessa área.

Linha de 7 metros: com 1 metro de comprimento, fica marcada em frente ao gol e a 7 metros da linha de fundo. Quando um jogador cobra um tiro de 7 metros (semelhante ao pênalti no futebol), deve se posicionar nessa linha.

Linha de 9 metros ou linha de tiro livre: tracejada a 9 metros da linha de fundo, é de onde deve ser cobrado o tiro livre (quando o adversário faz uma falta leve).

Os jogadores

Armador: é quem planeja o ataque. Costuma ser o mais experiente da equipe e deve ter força, concentração e passes precisos.

Meias (esquerda e direita): são os mais perigosos no ataque, com arremessos fortes, além de serem os mais altos.

Pontas (esquerda e direita): responsáveis por começar as jogadas de ataque. Eles são velozes e devem ter a habilidade de arremessar em ângulos fechados.

Pivô: é o jogador que fica entre a linha de 6 e a de 9 metros. Tem o objetivo de abrir espaços na defesa adversária para criar chances de arremessos. É o que mais lança a bola no gol.

Goleiro: pode usar qualquer parte do corpo para evitar o gol adversário.

Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Jogadores de Portugal e do Egito, duranteos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 / Crédito: Getty Images