Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Dúvidas

Dúvidas sobre o mundo que você sempre teve

O pé grande existe? Nós podemos viajar no tempo? E de onde vem o granizo? Confira a resposta para essas e outras dúvidas!

Redação Publicado em 31/08/2022, às 08h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma mulher com dúvida - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma mulher com dúvida - Pixabay

1. Qual é o macaco mais inteligente do mundo?

É o chimpanzé! Essa é uma das poucas espécies que fabricam objetos para executar uma tarefa. Por exemplo: para caçar cupins, o chimpanzé busca um graveto, retira as folhas e corta a madeira na medida certa para colocá-la nos buracos dos cupinzeiros. Também há registros de chimpanzés usando folhas mastigadas como se fossem esponjas para pegar água em buracos de troncos de árvores!

2. O que faz o planeta vênus ser muito quente?

A razão está na atmosfera de Vênus, que é muito densa e rica em gás carbônico. Isso faz com que o calor vindo do Sol fique preso, criando o efeito estufa mais forte do sistema solar. A temperatura média por lá é de 461 graus Celsius! O mesmo não acontece em Mercúrio, apesar de esse planeta estar mais perto do Sol do que Vênus. É que Mercúrio não tem atmosfera para reter o calor — por isso, os termômetros por lá chegam a até 220 graus Celsius negativos!

3. De onde vem o granizo?

Para que o granizo se forme, só é preciso existir calor e umidade. Quando está quente, mais água dos rios e dos mares evapora. As moléculas desse vapor se chocam, aumentando de tamanho e formando as nuvens, como a do tipo Cumulonimbus — que fica a até 25 quilômetros de altitude, onde a temperatura é muito baixa e o vapor d’água se transforma em gelo. Então, quando as Cumulonimbus estão muito grandes e pesadas, e já não conseguem manter o gelo dentro delas, o granizo cai.

granizo
Granizo no jardim de uma casa / Crédito: Pixabay

4. De que forma surge um galo na cabeça?

Quando tomamos uma pancada na cabeça, vasos sanguíneos que estão debaixo da pele se rompem e o sangue vaza. Aí, ocorre uma inflamação, o fluxo de sangue e de outros líquidos corporais aumenta, fazendo a pele subir e formar um caroço — o galo. O local também pode ficar vermelho ou roxo por causa da concentração de sangue na região. Depois de alguns dias, o sangue é reabsorvido pelos vasos sanguíneos e o galo desaparece, assim como o hematoma.

5. O que são vitaminas?

São substâncias encontradas nos alimentos e muito importantes para os seres humanos. Elas nos ajudam a crescer de forma saudável, evitam doenças, melhoram a visão, mantêm a pele mais brilhante e os cabelos fortes. Por exemplo: a vitamina A ajuda na formação e crescimento dos ossos — ela está presente na alface e na couve, por exemplo. Já a vitamina C, encontrada em alimentos como a laranja e o limão, ajuda o sistema imunológico a ficar forte. E a vitamina E, que está em frutas e leite, melhora o raciocínio e a concentração.

6. Por quantos anos um dinossauro vivia?

Estima-se que dinossauros muito grandes, como o argentinossauro (com 40 metros de comprimento), viviam entre 80 e 90 anos. Já Sue, o mais famoso esqueleto de Tiranossauro rex, com 12 metros de comprimento e 7 toneladas, morreu com 29 anos de idade. E um estudo feito com os ossos do Bothriospondylus, um saurópode pescoçudo, revelou que ele viveu até os 43 anos (e 18 metros de comprimento).

dinossauro
Imagem ilustrativa de dinossauros / Crédito: Pixabay

7. Como se começou a marcar o tempo?

Foi há muito tempo! Sabe-se, por exemplo, que os caçadores do período Paleolítico, entre 3 milhões e 10 mil anos atrás, marcavam o tempo por meio dos astros. Assim, conseguiam saber quando ocorriam as mudanças de estações e qual era a influência disso na natureza. Mais tarde, eles começaram a marcar o tempo contando os dias entre as fases da Lua. Tempos depois, os sumérios (povo que viveu na Mesopotâmia, região do atual Iraque, por volta do ano 3 mil antes de Cristo) criaram um calendário que dividia o ano em 12 meses de 30 dias cada. Cada dia possuía 12 períodos — equivalentes a 2 horas. Esse método foi sendo adaptado até chegarmos à contagem atual de tempo.

8. Por que não vemos em duas telas se temos dois olhos?

Porque as duas imagens captadas, cada uma por um dos olhos, seguem através de um único nervo, chamado óptico, até o córtex occipital (área do cérebro responsável pela visão). Lá, elas são processadas e surge uma única imagem — algo necessário para que vejamos os objetos de forma tridimensional e com profundidade. A posição dos nossos olhos, na frente da cabeça, é importante nesse processo.

9. O pé grande existe?

Até hoje, a existência dessa criatura não foi comprovada. Existem apenas fotos de baixa qualidade e filmagens bastante duvidosas que tentam mostrar um suposto Pé Grande: criatura parecida com um grande macaco, que anda apoiada sobre duas pernas. Geralmente, ele é coberto por pelos marrom-escuros e o rosto é uma mistura de gorila e ser humano.

10. Os gatos sempre caem de pé?

Isso nem sempre acontece. Gatos precisam estar a uma altura acima de 30 centímetros para conseguir cair sobre as quatro patas. A altura é fundamental para que eles tenham tempo de virar o corpo — tudo acontece graças ao forte senso de equilíbrio que permite movimentos rápidos. Além disso, durante a queda, os olhos e os ouvidos do gato enviam uma mensagem ao cérebro sobre a posição da cabeça em relação ao solo. O cérebro responde com comandos para os músculos, que corrigem a postura da cabeça e alinham o corpo do animal. Mas, às vezes, o cérebro pode se confundir e o gato se machuca na queda!

gato
Fotografia de um gato / Crédito: Pixabay

11. Do que as pedras são formadas?

Depende, pois pedras podem ter três composições diferentes. Algumas surgem depois que a lava saída de um vulcão esfria e se solidifica — são as rochas magmáticas ou ígneas. Já as rochas sedimentares se formam a partir dos fragmentos de outras rochas e do acúmulo de materiais no solo. Com a ação de forças da natureza (como vento e chuva), esses materiais são compactados e se tornam pedras. Já as rochas metamórficas aparecem quando outras rochas são expostas a grandes alterações de pressão e de temperatura. Aí, as características originais e a composição química mudam, o que gera um novo tipo de pedra.

12. É possível viajar no tempo?

É possível ir para o futuro! Viajar no tempo envolve velocidade: quando a velocidade aumenta, o tempo passa mais devagar — mas só podemos sentir isso se a velocidade for muito alta. Vamos dar um exemplo: se você entrasse em um foguete muito rápido, poderia passar apenas alguns dias nele enquanto 1 ano inteiro é percorrido na Terra. Já uma viagem para o passado é mais complicada — cientistas acreditam que isso pode acontecer se, em algum momento, o Universo começar a encolher (hoje, ele está em expansão, fazendo o tempo andar para frente).

13. O que é o aquecimento global? E o efeito estufa?

O aquecimento global é uma consequência do efeito estufa. Funciona assim: uma parte do calor que vem do Sol passa pela atmosfera terrestre e fica aprisionada na Terra (graças à ação de gases como o dióxido de carbono — CO2), formando o efeito estufa. Esse fenômeno garante clima agradável por aqui (sem ele, faria muito frio à noite). O problema ocorre quando muito CO2 se acumula na atmosfera, fazendo o efeito estufa ficar intenso demais, o que aumenta a temperatura média do planeta — é o aquecimento global.

14. Como o gás hélio faz os balões subirem?

A explicação para isso está em uma força chamada empuxo. Sempre que um objeto está cercado por um gás (ou por um líquido), fica sujeito à força que o gás (ou líquido) exerce sobre ele. O balão com hélio está cercado pelos gases que compõem a atmosfera. Aí, como o hélio é um dos elementos mais leves da natureza, é empurrado para cima pela força de empuxo dos outros gases (mais pesados) que formam a nossa atmosfera.

15. Por que o panda vermelho é diferente dos outros ursos?

Porque ele faz parte de um grupo único de animais em que só a espécie dele existe. Mas esse bicho é um parente próximo dos ursos — chegou até a ser classificado assim por muito tempo. E sabia que o panda-vermelho vive nas mesmas regiões que o panda? Os dois moram na área da Cordilheira do Himalaia, na China.

panda vermelho
Panda vermelho em seu habitat natural / Crédito: Pixabay

16. Qual é a diferença entre arroz branco e arroz integral?

A principal diferença é nutricional: enquanto o arroz integral é rico em minerais e vitaminas (que melhoram a energia de forma saudável), o arroz branco tem mais amido (um carboidrato que aumenta rapidamente o nível de açúcar no organismo e pode causar ganho de peso e diabetes). Por isso, não há dúvida: prefira o arroz integral!

17. É verdade que o cérebro não dói?

Sim! O cérebro não tem receptores de dor — algumas cirurgias nesse órgão podem até ser feitas com o paciente acordado. O que dói na nossa cabeça é a parte externa, formada pelo crânio e pelos músculos que ficam na região, onde há receptores que causam dor — como aquela dorzinha de cabeça que todo mundo já sentiu na vida.

18. O que é a Superlua?

É a lua cheia ou lua nova que ocorre no perigeu (momento em que a Lua está mais próxima da Terra, dando a sensação de que ela está maior). O caminho que nosso satélite natural percorre ao redor da Terra faz com que a distância entre a gente e a Lua varie entre 363 mil quilômetros (perigeu) e 406 mil quilômetros (apogeu). Aí, se temos lua cheia ou nova próxima ao perigeu, a chamamos de Superlua.