Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Dia da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra: Saiba por que essa data é tão importante

O Dia da Consciência Negra foi criado com o intuito de lembrar a resistência do negro contra a escravidão

Lucas Vasconcellos Publicado em 20/11/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Zumbi dos Palmares, o líder colombola brasileiro - Wikimedia Commons
Zumbi dos Palmares, o líder colombola brasileiro - Wikimedia Commons

Por um longo período, a escravidão existiu no Brasil. Acredita-se que os primeiros negros chegaram por volta de 1538 (e a abolição só viria em 1888). Ao mesmo tempo, surgiram pelo país comunidades que funcionavam como um refúgio para os negros que conseguiam escapar do trabalho forçado. Eram os quilombos! Em geral, ficavam em locais de difícil acesso (para não serem encontrados) e perto de estradas (caso os refugiados precisassem fugir).

Zumbi dos Palmares

Todo quilombo contava com um líder e um dos mais conhecidos foi Zumbi. Ele nasceu livre, em 1655, em Alagoas, num mocambo do quilombo dos Palmares (habitação simples). Aos 7 anos, foi capturado e entregue a um padre, que lhe ensinou a língua portuguesa e a seguir a religião católica. Contudo, aos 15 anos, voltou a viver no quilombo. Zumbi lutou bravamente contra a escravidão, mas acabou morto por um bandeirante (grupo que lutava contra escravos fugidos) em 20 de novembro de 1695.

Um dia pela consciência

Em 2011, a data da morte de Zumbi se transformou, por lei, no Dia da Consciência Negra. A ideia é lembrar a resistência do negro contra a escravidão. Em alguns estados, como São Paulo, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro, esse dia é feriado.

Fontes: De olho em Zumbi dos Palmares: História, símbolos e memória social (São Paulo, Claro Enigma) e Fundação Palmares Cultural.


++ Saiba mais sobre Zumbi dos Palmares através da Amazon Brasil:

Zumbi: O último herói dos Palmares (A luta de cada um), Carla Caruso, 2011 - https://amzn.to/3nDD7Sf

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W