Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Dia dos Pais

Como surgiu o Dia dos Pais?

Descubra a origem do Dia dos Pais, feriado comemorado hoje, 13

Redação Publicado em 13/08/2023, às 12h00 - Atualizado em 14/08/2023, às 10h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Pixabay
Imagem ilustrativa - Pixabay

Seja com presentes, almoços especiais ou apenas aproveitando a boa companhia um do outro, no último domingo, 13, todo o território nacional celebrou o Dia dos Pais. A data comemorativa foi criada para fortalecer os laços familiares e serve como um dia de homenagens aos patriarcas das famílias. — Mas, você sabe como surgiu o feriado?

A verdade, é que existem duas versões para a origem da comemoração, segundo o portal Mundo Educação. A primeira delas defende que a data se tornou uma festa na Babilônia cerca de quatro mil anos atrás, após Elmesu, filho do rei Nabucodonosor, ter moldado em argila o primeiro cartão do Dia dos Pais, onde ele desejava saúde, vida longa e sorte ao pai. 

No entanto, essa tradição antiga é baseada apenas em relatos. Assim, o portal conta que os créditos para a criação da festividade são concedidos à americana Sonora Louise Smart Dood. Isso porque, a mulher teria tido a ideia de homenagear seu pai após ouvir um sermão dedicado às mães, visto que, o pai dela, que era um ex-combatente da Guerra Civil Americana, criou os filhos sozinho após ter perdido a esposa no nascimento do sexto filho do casal.

Com isso, em 1910, Sonora contou com a ajuda de uma entidade de jovens cristãos de sua cidade nos Estados Unidos para enviar à Associação Ministerial de Spokane, em Washington, uma petição solicitando que o Dia dos Pais fosse oficializado em 19 de junho de 1910, aniversário do pai de Sonora.

O pedido se tornou uma ordem, e naquele mesmo ano a data foi celebrada pela primeira vez. Com o tempo, a data foi difundida por todo o território nacional, até que a comemoração se tornasse oficial no país inteiro em 1966 pelo Presidente Richard Nixon, e finalmente um feriado nacional em 1972, sendo comemorado então na terceira semana do sexto mês de cada ano.

No entanto, o feriado acontece em datas diferentes ao redor do globo. No Brasil, comemora-se sempre no segundo domingo de agosto devido a um concurso organizado pelo publicitário Sylvio Bherinh em 14 de agosto de 1953.

Nessa ocasião, o concurso foi pensado em homenagear três tipos de pais: com maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho, onde um pai com 31 filhos, outro com 16 anos e, por último, um pai com 98 anos conseguiram o feito. O evento ganhou grande destaque na imprensa nacional, fazendo com que, fosse transformado no feriado que conhecemos hoje.