Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Alistamento militar sul-coreano

Como funciona o alistamento militar sul-coreano?

Descubra quanto tempo dura, quais os serviços disponíveis e quem deve cumprir o alistamento militar sul-coreano

Izabela Queiroz Publicado em 18/09/2023, às 16h29 - Atualizado em 22/11/2023, às 11h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dois soldados sul-coreanos operando alto-falantes - Korea Pool-Donga Daily/Getty Images
Dois soldados sul-coreanos operando alto-falantes - Korea Pool-Donga Daily/Getty Images

Em 13 de dezembro de 2022, muitas ARMYs ficaram com os corações apertados com as imagens do alistamento militar deJin, do BTS, que se apresentou para atuar como soldado da ativa no centro de treinamento de recrutamento da 5ª Divisão de Infantaria em Yeoncheon, província de Gyeonggi. 

A sensação voltou a ser sentida pela fanbase do grupo em 18 de abril deste ano, quando J-Hope passou a servir como soldado ativo, sendo, atualmente, instrutor assistente do centro de treinamento e recrutamento da 36ª Divisão de Infantaria.

Em setembro, Suga também chacoalhou o fandom, visto que a BigHit Music anunciou que o idol deverá se apresentar às Forças Armadas no dia 22 de setembro, para dar início ao seu treinamento básico, se tonando o terceiro membro do grupo a se alistar no exército.

Agora, a BigHit Music informou que os integrantes que ainda não haviam se apresentado às Forças Armadas, RM, Jimin, V e Jungkook, deram início ao processo de alistamento militar. Novas informações deverão ser reveladas em breve.

Ainda assim,os membros do BTS são apenas alguns dos muitos cidadãos do país asiático que estão cumprindo ou cumprirão o serviço obrigatório, incluindo uma extensa lista de idols que contém nomes como Jay B e Jinyoung do GOT7, e Sehun e Kai do EXO.

Assim, surge a dúvida: como funciona o alistamento militar previsto nas leis sul-coreanas? Pensando em responder à questão, a RECREIO reuniu a seguir tudo o que se sabe sobre o assunto. Confira!

Quem deve se alistar?

As mulheres podem se juntar ao exército de forma voluntária, mas a obrigatoriedade é imposta apenas aos homens, já que os jovens nascidos na Coreia do Sul precisam se alistar para o serviço militar ao completarem 18 anos, funcionando de forma similar ao Brasil. A diferença é que, por lá, todos acabam servindo ao exército, enquanto aqui, muitos se tornam apenas reservistas. 

Apesar disso, é valido ressaltar que houve uma petição na Coreia do Sul para introduzir o serviço militar obrigatório para mulheres, sugerindo que o serviço militar obrigatório para as pessoas do sexo feminino promoveria a igualdade de gênero.

A petição foi negada devido a considerações práticas e à natureza complexa do recrutamento militar, mas a pauta que reflete sobre a igualdade de gênero no serviço militar segue sendo discutida no país.

Quando devem se alistar?

Os coreanos não precisam cumprir o dever logo após completarem o décimo oitavo aniversário, já que o alistamento pode ser adiado até que ele atinja os 28 anos, ainda que o mais comum seja que os homens iniciem o serviço aos 20 anos, logo após os dois primeiros anos iniciais da graduação.

Além disso, artistas de destaque nas áreas de cultura popular, como K-pop, podem ter um prazo maior para se alistar. Isso porque, em 2020, o Parlamento da Coreia do Sul aprovou o projeto de lei apelidado de “Lei BTS” que permite que os idols recomendados pelo ministro da Cultura adiem o alistamento militar até os 30 anos — justificando o motivo pelo qual Jin, que completou três décadas de idade em dezembro do ano passado, ainda não havia passado a servir ao exército.

Vale lembrar ainda que a emenda na Lei do Serviço Militar foi sancionada, e é aplicada apenas para os artistas que receberam medalhas do governo por melhorarem a posição cultural do país ao ajudar a difundir a influência cultural sul-coreana pelo mundo, como aconteceu com o BTS, que em 2018, foram condecorados pela Ordem do Mérito Cultural.

Como funciona para pessoas com dupla nacionalidade?

Pessoas com dupla nacionalidade também são obrigadas a cumprir o serviço militar na Coreia do Sul, a menos que possuam uma razão válida para serem isentas ou dispensadas, seguido as regras que estejam vigor no período do alistamento, visto que essas variam conforme as políticas do governo.

Quem pode ser dispensado?

Devido a razões médicas, como condições de saúde graves, alguns cidadãos podem ser dispensados do alistamento militar. Além disso, aqueles que tiverem conquistas em campos como esportes, artes e entretenimento, como atletas que conquistaram medalhas olímpicas, por exemplo, também podem ser dispensados, tendo como caso mais recente, o do jogador de futebol Son Heung Min, que foi dispensado do serviço ao ganhar a medalha de ouro no Asian Games em 2018.

A dispensa pode ser aplicada também aos que possuem dupla cidadania, já que eles podem escolher entre continuar com a cidadania coreana e cumprir com o serviço obrigatório, ou podem revogar sua cidadania coreana, passando a serem vistos como estrangeiros pelo governo coreano, como ocorreu com Bang Chan e Felix do Stray Kids, nascidos na Austrália, que revogaram sua nacionalidade coreana.

Quais atividades militares os cidadãos podem realizar?

Para cumprir o alistamento obrigatório, os habitantes do país sul-coreano realizam um exame de aptidão, que determina se eles poderão realizar serviços ativos ou não ativos em uma das áreas das forças armadas: Marinha, Exército Militar, Exército Naval e Força Aérea.

Caso sejam soldados ativos, eles atuam como policias, agora, caso tenham problemas de saúde, dificuldades financeiras, situação familiar, e outros fatores determinantes, poderão cumprir o alistamento militar como servidores públicos, se tornando agentes em agências governamentais e institutos de assistência social, atuando em escolas, edifícios governamentais, parques, lares de idosos e estações de metro, segundo informações do The Korea Herald.

Quanto tempo dura?

O tempo de duração dos serviços, é único para cada uma das áreas das Forças Armadas, mas a média é que os soldados cumpram entre 18 e 21 meses. Confira a lista abaixo!

Marinha e no Exército: Um ano e nove meses

Exército Naval: Um ano e onze meses

Força Aérea: Dois anos

Trabalho social ou cooperação internacional: Dois anos

Técnico industrial: Dois anos e dez meses

Médicos, advogados, veterinários e pesquisadores especialistas: Três anos

É valido notar que a Coreia do Sul possui um dos alistamentos mais extensos do mundo, ficando atrás apenas da Coreia do Norte, de Israel e Singapura.

Quais são as consequências para aqueles que se evadirem do serviço militar?

Aqueles que se evadem do serviço militar na Coreia do Sul, ou seja, aqueles que tentam se esquivar do alistamento, podem pagar multas substanciais, ou ainda, serem presos. As consequências se aplicam, pois, na Coreia do Sul, essa ação é considerada uma violação séria das obrigações cívicas.