Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / São Paulo

Aniversário de São Paulo: 5 momentos que transformaram a história da cidade

Descubra alguns dos motivos pelos quais os 470 anos da cidade de São Paulo são comemorados nesta quinta-feira, 25

Izabela Queiroz Publicado em 25/01/2024, às 09h00 - Atualizado em 26/01/2024, às 09h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Avenida Paulista - Getty Images
Avenida Paulista - Getty Images

Em 25 de janeiro de 1554, a fundação do Colégio São Paulo era realizada. O feito acabou se transformando no marco inicial da cidade paulistana, fazendo com que a data ganhasse espaço também no calendário brasileiro, marcando o Aniversário de São Paulo — ainda que o local tenha passado de vila para cidade mais de cem anos depois, ou seja, em 1711.

Nesses 470 anos da cidade de São Paulo, alguns marcos históricos contribuíram para que o local se tornasse não só o município mais populoso de todo o hemisfério sul, visto que conta com mais de 11 milhões de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como também uma referência nos âmbitos culturais, econômicos e políticos.

Por isso, em comemoração a data, a RECREIO reuniu 5 momentos que transformaram a história da cidade de São Paulo. Confira!

1. A fundação da cidade

O início da "terra da garoa", como é popularmente conhecida, foi marcado no dia 25 de janeiro de 1554, através da povoação de São Paulo de Piratininga, onde 12 padres jesuítas construíram um colégio no alto de uma colina, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí, a fim de catequizar e alfabetizar índios que viviam na região do planalto de Piratininga. 

Como resultado, ao longo dos anos, novas construções em torno desse colégio foram surgindo, e a pequena Vila de São Paulo foi transformada em capital da Capitania de São Vicente (atual estado de São Paulo) em 1681, ganhando a classificação de cidade algumas décadas depois, em 1711.


2. O surgimento de um grande símbolo econômico

Centenas de anos depois, em 1890, a cidade de São Paulo sediou a Bolsa Livre. Ainda que futuramente viesse a se tornar a Bolsa de Valores de São Paulo, a Bolsa Livre não teve o sonhado início de ouro, já que fechou as portas um ano depois de sua inauguração devido à política do Encilhamento, ou seja, a bolha econômica que se deu entre o final da Monarquia e início da República no Brasil.

No entanto, em 1895, a Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo foi fundada, permitindo que o mercado de capitais brasileiro fosse expandido, conforme aponta a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.


3. Inauguração do coração da cidade

Antes da abertura da Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo, a cidade inaugurou, em 1891, a avenida Paulista, local que é conhecido por sua diversidade cultural e também por ser um dos cartões postais de São Paulo, e um dos principais centros financeiros.


4. Abertura de um grande facilitador do transporte

Como São Paulo estava em constante expansão, foi necessário melhorar a eficiência e o escoamento da produção brasileira, ou seja, melhorar as vias de transporte e para isso, foi inaugurada a terceira Estação Ferroviária da Luz, em 1901.

Projetada pelo britânico Charles Henry Driver, renomado arquiteto de estações ferroviárias, a estação é uma das mais importantes da cidade até hoje, visto que integra a rede de transportes sobre trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), além de possuir transferência para a Estação Luz do Metrô.


5. Palco de revoluções 

A cidade de São Paulo serve ainda como palco para revoluções políticas, como ocorreu em 1932, com a Revolução Constitucionalista. O movimento, que também é conhecido como Guerra Paulista, foi iniciado com o intuito de derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas para que uma Assembleia Nacional Constituinte fosse convocada.