Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Escola / Escola

6 clássicos do romance que você não pode deixar de ler

Confira dicas de grandes sucessos da literatura de todos os tempos

Thaís Mariano Publicado em 04/03/2020, às 18h25 - Atualizado às 18h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Romances de sucesso - Reprodução/Amazon
Romances de sucesso - Reprodução/Amazon

Você sabia que, diferente do que muita gente pensa, o termo “romance” não é utilizado para definir apenas histórias ou livros românticos? Pois é! O romance é um gênero literário, caracterizado pelo desenvolvimento complexo de uma trama - não necessariamente pelo seu tamanho, mas sim pela amarração e desenvolvimento dos personagens e sua história como um todo, que conecta todos os pontos para compor a narrativa.

A partir do século XIX, o romance tornou-se fragmentado, não precisando ser uma história linear. Assim, os autores passaram a explorar as temporalidades, pensamentos e acontecimentos que funcionam como um quebra cabeça com peças que conversam entre si.

Se você curte o gênero e quer conferir romances super clássicos, precisa dar uma olhada nesses itens:

1. Moby Dick, Ou A Baleia: Moby Dick é um dos livros de aventura mais aclamados da literatura universal. A trama narra a história do capitão Ahab que teve sua perna arrancada por uma enorme baleia cachalote e a história já rendeu diversas adaptações.

Romances

2. Robinson Crusoé:A conquista do mundo numa ilha: Após uma tempestade o jovem marinheiro Robinson Crusoé, enfrenta o naufrágio do seu navio e a morte de toda a tripulação. Ele se vê obrigado a tentar sobreviver em uma ilha deserta, com todas as dificuldades que podem se apresentar, desde  a fome até a solidão. 

Romances



3. O morro dos ventos uivantes: edição bolso de luxo: Essa é a narração de uma história de amor entre Catherine e Heathcliff, dois amigos de infância separados pelas adversidades do destino. Considerada uma das histórias de romance mais belas, também aborda, ira, dor e vingança. Sentimentos muito profundos e penetrantes para a narrativa. 

Romances



4. 1984 :O enredo é baseado em uma ideia distópica, ou seja um incômodo enfrentado pela sociedade na época, sobre as diversas formas de poder totalitário, feito como uma crítica social e um questionamento ficcional sobre solidão e controle. É um dos livros mais influentes do século XX.

Romances

5. Frankenstein: O clássico está vivo!: Frankenstein é a obra de que marca o início do romance gótico e da literatura de horror. O famoso monstro construído em um laboratório a partir de diversas partes de outros corpos, ganha vida, mas não é acolhido pelas pessoas. Ao enfrentar a rejeição e a maldade tudo que ele passa a buscar é a vingança, em uma trama envolvente e misteriosa.

Romance



6. A guerra dos mundos:A história se passa em um mundo invadido por alienígenas vindos de Marte extremamente evoluídos, fortes e perigosos para a raça humana já que eles pretendem tornar todos em seus escravos. Considerada uma das primeiras obras de ficção científica da modernidade, pode ser lida como uma crítica social sobre o período imperial europeu.

Romance


Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a data da publicação desta postagem. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Clique nos links abaixo para comprar os produtos:

1. Moby Dick, Ou A Baleia 
2. Robinson Crusoé: A conquista do mundo numa ilha 
3. O morro dos ventos uivantes: edição bolso de luxo 
4. 1984
5. Frankenstein: O clássico está vivo! 
6. A guerra dos mundos