Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Jogos Vorazes

Afinal, como surgiram os Jogos Vorazes?

Descubra quem foi o criador dos Jogos Vorazes e por que a batalha foi criada

Izabela Queiroz Publicado em 19/11/2023, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de "Jogos Vorazes" - Reprodução/Lionsgate
Cena de "Jogos Vorazes" - Reprodução/Lionsgate

Em 2008, “Jogos Vorazes” chegavam as prateleiras das livrarias para apresentar a história de Katniss Everdeen, garota de 16 anos que se ofereceu como tributo (como são chamados os jovens escolhidos para competir nos jogos) no lugar de sua irmã caçula para participar da 74ª batalha televisionada que dá título ao livro.

A trama ganhou mais quatro títulos escritos pela autora norte-americana Suzanne Collins, além de cinco filmes, sendo o mais recente entre eles, a adaptação da obra lançada em 2020, “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”, que chegou aos cinemas na última quarta-feira, 15.

Como funcionam os Jogos Vorazes?

No primeiro livro e longa-metragem da saga, é explicado como funcionam os Jogos Vorazes. É exposto que cerca de 74 anos antes da aventura de Katniss, o país fictício chamado Panem, formado por 12 distritos e uma Capital, passou por uma revolta.

A rebelião foi cessada com a vitória da Capital, que para afirmar seu poder sobre o território de Panem passou a realizar anualmente a competição sanguinária chamada Jogos Vorazes, que nada mais é do que uma arena controlada na qual todos os tributos selecionados devem lutar até a morte, sobrando apenas um ‘vencedor’.

Para que a batalha ganhe forma, é realizado um sorteio chamado de "Colheita", onde um garoto e uma garota, entre doze e dezoito anos, de cada um dos doze distritos existentes no território, são selecionados como competidores.

Quem criou os Jogos Vorazes?

Em “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes” é explicado que a ideia foi criada pelo reitor da Academia de Panem, Casca Highbottom. 

Anos antes da rebelião, ele era aluno da Academia. Junto ao seu amigo, Crassus Snow (pai de Coriolanus), recebeu como atividade de uma de suas professoras, a Dra. Volumnia Gau, a missão de planejar uma punição política hipotética para que os inimigos jamais esquecessem os crimes cometidos, assim como, fossem evitadas novas rebeliões.

Highbottom então elaborou os Jogos Vorazes, mas sem a intenção de entregar o projeto, pois o achava cruel e brutal demais. No entanto, Crassus Snow transcreveu todas as ideias e entregou o plano para Dra. Volumnia Gau sem o consentimento do amigo. A ação acabou com a amizade dos dois.

O pior aconteceu após a Capital vencer a revolta, visto que a Dra. Volumnia Gau garantiu que o projeto fosse posto em prática, creditando Highbottom. No primeiro ano dos jogos, ele teve que aprender a lidar com a culpa de ter pensado em todo o conceito da insana competição, tendo como válvula de escape, o uso de opioides.