Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Walt Disney

Qual foi o último live-action de Walt Disney?

Descubra qual título se tornou o último live-action produzido por Walt Disney, cineasta, produtor e empresário que faleceu em 1966

Pôster de ‘Follow, Me Boys’ e Walt Disney - Hulton Archive/Getty Images e Divulgação/Disney
Pôster de ‘Follow, Me Boys’ e Walt Disney - Hulton Archive/Getty Images e Divulgação/Disney

Não é segredo que Walt Disney gostava de participar dos processos das obras que fariam parte do legado da empresa que co-fundou ao lado de seu irmão Roy, a Walt Disney Company, visto que, além de colocar a mão na massa no desenvolvimento de animações, onde pôde dirigir e até mesmo dublar personagens, ele também exerceu a função de produtor em diversos títulos que recebem o selo da empresa, dentre eles, os live-actions.

Ainda que fosse um desejo de Walt desde 1941, a empresa começou a investir na gravação de filmes de ação vivo com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939 — 1945), quando, em 4 de setembro de 1950, foi lançado "A Ilha do Tesouro", primeira trama nesse formato produzida pelo estúdio onde o enredo ganha vida por meio de atores reais — e é claro que Walt Disney foi um dos produtores, ao lado de nomes como Perce Pearce e Herbert Smith.

Desde então, a Disney não parou mais, e no extenso catálogo de filmes da empresa, é possível encontrar tramas que circulam pelos gêneros de ação, drama, romance, aventura e tantos outros, ao trazer para as telonas histórias únicas e inéditas, além das famosas adaptações, que vão desde romances clássicos a contos de fadas, sendo o último exemplo o mais popular das últimas décadas, visto que apresenta versões em carne e osso das amadas princesas e dos sonhados príncipes do estúdio, como ‘Aladdin’ (2019) e ‘A Pequena Sereia’ (2023), por exemplo.

No entanto, após a expansão do estúdio para novos tipos de entretenimento, Walt pôde colaborar para o surgimento de novos longas-metragens de ação vivo por pouco mais de quinze anos, não vendo os feitos mais recentes da Disney, visto que, em 15 de dezembro de 1966, ele faleceu em razão de um câncer, deixando saudade e um legado inestimável no mercado cinematográfico.

Com isso, surge a dúvida: qual foi o último live-action de Walt Disney? A resposta foi concedida através do blog oficial da marca, que afirma que o último filme nesse formato que Walt pôde produzir foi ‘Follow, Me Boys!’, lançado em 1º de dezembro de 1966, apenas duas semanas antes de ter o óbito confirmado no Hospital St. Joseph's em Burbank.

Sobre o que é ‘Follow, Me Boys’?

A narrativa tem como personagem principal Lem Siddons, interpretado pelo ator e personagem regular da Disney, Fred MacMurray. Além disso, contou com a direção de Byron Haskin, mesmo diretor do primeiro live-action do estúdio, "A Ilha do Tesouro".

Com pouco mais de duas horas de duração, o título acompanha Siddons após se estabelecer em uma pequena cidade. Lá, ele começa a trabalhar como pastor, adia os planos de se tornar um advogado e, em fim, se torna chefe local dos escoteiros, onde encontrará o proposito que o fará querido por todos os moradores do lugar.

Pôster de ‘Follow, Me Boys’
Pôster de ‘Follow, Me Boys’ / Crédito: Divulgação/Disney

Vale lembrar que, após a morte, Walt foi creditado como produtor de outros títulos Disney, visto que esses ainda estavam em produção quando ele estava vivo, como "Mogli — O Menino Lobo”, lançado em 1967. Ainda assim, ‘Follow, Me Boys’ marca o último a ser produzido por Walt e lançado enquanto ele ainda estava em vida.