Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Walt Disney

A animação odiada por Walt Disney que quase ninguém conhece

Dirigida e produzida por Walt Disney, a animação foi lançada na década de 1930; descubra os detalhes!

Izabela Queiroz Publicado em 16/10/2023, às 12h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de ‘The Golden Touch’, animação dirigida por Walt Disney - Reprodução/ Youtube/ OldClassicCartoons/ Desenhos animados clássicos antigos
Cena de ‘The Golden Touch’, animação dirigida por Walt Disney - Reprodução/ Youtube/ OldClassicCartoons/ Desenhos animados clássicos antigos

Cineasta, roteirista, diretor, dublador, animador, filantropo e co-fundador de um dos maiores estúdios de animações de todos os tempos, Walter Elias Disney, mais conhecido como Walt Disney (5 de dezembro de 1901 - 15 de dezembro de 1966), foi responsável pela produção de diversas obras primorosas, como ‘Branca de Neve e os Sete Anões’ (1937), o primeiro longa-metragem animado da Walt Disney Productions.

Além da produção, Walt se arriscava também na direção, onde, entre os títulos de destaques comandados por ele, é possível mencionar 'Silly Symphonies', uma série de curtas animados que contou com 75 desenhos lançados entre 1929 e 1939, e renderam ao empresário, o Oscar de melhor curta-metragem de animação sete vezes não consecutivas.

Mas apesar de ser um grande sucesso, uma das animações de 'Silly Symphonies' é conhecida não por seus méritos, mas sim, pelos rumores de que é um dos desenhos que Walt Disney se arrepende de ter idealizado. Ficou curioso para descobrir? A RECREIO te conta a seguir!

Todo mundo erra?

A série 'Silly Symphonies' conta com adaptações de contos de fadas e fábulas clássicas, assim, não foi diferente em 1935 quando Walt lançou ‘The Golden Touch’ (‘O toque de ouro’ ou ‘O Toque Dourado’, em tradução livre para o português), curta que possui cerca de dez minutos de duração que apresenta a lenda grega do rei Midas.

A história, que foi produzida e dirigida por Walt, acompanha o homem ganancioso obtendo um de seus maiores desejos concedidos: o poder de transformar em ouro tudo o que ele tocar. No entanto, a dádiva logo mostra ser, na verdade, uma maldição, visto que tudo que ele tentava comer ou beber também se transformava em ouro, o que logo o faria morrer de fome.

No entanto, para chegar às telas, Walt mudou algumas características do mito original, já que alterou a época dos acontecimentos para situar a narrativa no período medieval, além de ter tirado um dos personagens de grande impacto na trama: a filha de Midas.

As escolhas, combinadas com a qualidade da animação, fizeram com que o curta recebesse comentários duros da crítica, sendo, inclusive, considerada uma das piores produções de Walt naquele período, conforme menciona o Screenrant.

Ainda assim, ‘The Golden Touch’ parece ter desagradado não só a crítica, como também, o próprio Walt, que em um texto destinado a responder algumas críticas construtivas ao filme, dá a entender que também não ficou feliz com o resultado, ao revelar suas expectativas sobre a animação e se referir às escolhas durante a criação como “erros”.

Sei que a imagem não está boa, mas é impossível fazer mudanças radicais nela neste momento. É uma pena que perdemos o MIDAS, pois senti que tinha possibilidades de ser um desenho animado muito bom. A melhor coisa que podemos fazer neste estágio é lucrar com nossos erros na criação de fotos futuras”, disse Walt em uma carta revelada no livro ‘The Animated Man: A Life of Walt Disney’. 

Atualmente, a animação conta com uma média de 6,8 no IMDB, assim como o Google revela que 77% de seus usuários afirmaram que gostaram deste filme. Você pode tirar suas próprias conclusões abaixo. Assista o curta na íntegra no vídeo abaixo!