Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Afinal, por que o Jetix acabou?

Descubra o motivo pelo qual a Jetix, uma das mais famosas emissoras dos anos 2000, chegou ao fim apesar de sua popularidade

Izabela Queiroz Publicado em 17/12/2023, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Logo do Jetix - Divulgação/Jetix
Logo do Jetix - Divulgação/Jetix

Maratonar as mais diversas animações foi, e ainda é, uma das atividades preferidas das crianças, visto que essas podem passar horas na frente da TV assistindo aos mais diferentes desenhos, pulando de canal em canal para encontrar a história que mais lhe agrada naquele momento.

Dentre os canais que tinham as narrativas animadas como parte de sua programação está o Jetix, emissora que surgiu em 2004 e acabou encerrando suas atividades em menos de cinco anos depois, em 2009. Mas, afinal, por que o Jetix acabou?

Do início

O Jetix surgiu para substituir o Fox Kids, um bloco infantil que surgiu em 1993 dentro do canal Fox, mas que em 1996 se tornou uma emissora no Brasil e no resto da América Latina passando a ser, inclusive, um dos canais infantis de maior audiência da TV paga.

O Fox Kids apresentava em sua programação diversas animações como ‘X-Men’, ‘Homem-Aranha’ e também icônicas séries, como a colorida — e adorada até hoje — ‘Power Rangers’.

Após onze anos de existência, o Fox Kids foi renomeado para Jetix no Brasil em 2004, anos depois que o canal Fox foi comprado pela Disney. Ainda assim, nos EUA a mudança no bloco foi realizada mais cedo, visto que ainda em 2002 o Jetix passou a ser exibido no Toon Disney nos EUA.

Durante o seu tempo em ativa, o Jetix trouxe animações diversas como ‘PUCCA’, ‘Yin Yang Yo’, ‘Beyblade’, ‘Kid vs. Kat’ e ‘W.I.T.C.H.’, desenho que apresentava cinco adolescentes que ao serem escolhidas para serem as novas Guardiãs do Oráculo de Kandrakar passaram a ser as detentoras dos poderes dos cinco elementos.

O fim

No entanto, o Jetix não durou muito e chegou ao fim de suas atividades em 2009 após uma nova reformulação da Disney. No Brasil, a empresa decidiu que a emissora passaria a se chamar Disney XD (de X-Treme Digital), a fim de apostar em uma maior interatividade entre TV e internet, visto que o portal na web do canal contava com episódios bônus e até continuações de capítulos dos principais programas, séries e desenhos apresentados.

Além disso, a Disney também queria focar nos nomes “ABC” e “ESPN”, o que fez com que a programação da extinta Jetix fosse alterada, já que ‘Power Rangers’, título que já era um dos clássicos do canal, deixou de ser exibido e passou a integrar apenas a programação dos canais ABC.

Com a mudança, a programação do Disney XD passou a priorizar os conteúdos originais Disney, como aconteceu com a série de comédia ‘Zack e Cody: Gêmeos em Ação’, que foi lançada em 2005 para abordar as aventuras dos dois irmãos depois que a mãe deles consegue um emprego no Tipton Hotel, o hotel cinco estrelas de Boston.

Além das obras autorais, a emissora exibia também animações como as tramas heróicas de ‘Batman’, ‘Homem-Aranha’ e ‘Homem de Ferro’, além de animes, já que ‘Beyblade Metal Fusion’ e ‘Digimon’ fizeram parte dos conteúdos acompanhados pelas crianças.

Ainda que tenha trazido muita diversão, pelo mesmo motivo do fim do Jetix, o Disney XD acabou sendo descontinuado em março de 2022 para que a empresa pudesse focar em uma nova estratégia de mercado: produzir conteúdo exclusivo para o streaming da casa, o Disney+.