Recreio
Corpo Humano / Aprendizado

Qual é o seu tipo de inteligência?

Descubra quais existem e com qual deles você mais se identifica!

Letícia Yazbek Publicado em 24/07/2020, às 10h00 - Atualizado às 18h22

Ilustração de uma criança estudando - Pixabay
Ilustração de uma criança estudando - Pixabay

Em 1983, o psicólogo norte-americano Howard Gardner criou a teoria das inteligências múltiplas. Ela diz que todos nós apresentamos mais ou menos habilidade em cada uma dessas áreas.

Pensamento lógico

A inteligência lógico-matemática é a capacidade de pensar de forma abstrata, identificando padrões lógicos ou numéricos. Quem tem esse tipo de inteligência tem habilidade para resolver problemas matemáticos ou que envolvam lógica. Essas pessoas costumam pensar de forma prática, confrontando os problemas e dividindo-os em problemas menores, até chegar a uma solução. Esse perfil também está ligado à capacidade de interpretar gráficos e tabelas e de relacionar dados. A inteligência lógico-matemática combina com o trabalho dos cientistas, inventores, matemáticos, médicos, pesquisadores e engenheiros.

Se você gosta das aulas de matemática, adora fazer experimentos e se interessa pelo funcionamento de máquinas e objetos, você pode ter a inteligência lógico-matemática. Quem tem esse perfil costuma ser disciplinado, organizado e ter uma ótima memória. Além disso, consegue fazer cálculos de cabeça e tenta pensar em explicações racionais para a maioria dos problemas que precisa resolver. Se você quer desenvolver essas habilidades, pode começar com jogos de lógica e memória.

Poder das palavras

A inteligência linguística é um dos tipos mais comuns. Ela está ligada ao gosto pelos idiomas e pelas palavras. As pessoas que têm inteligência linguística se expressam com facilidade tanto pela escrita quanto pela fala. Elas se interessam pelos sons e significados das palavras, dominam o idioma nativo e têm facilidade para aprender novas línguas. Quem tem esse perfil tem habilidade para informar, contar histórias, ensinar e convencer as outras pessoas. Essas características têm muito em comum com o trabalho de escritores, jornalistas e linguistas.

Você adora ler e escrever? Gosta de conhecer novas palavras? Tem facilidade para aprender idiomas? Se sim, seu perfil combina com a inteligência linguística. Quem tem esse tipo de inteligência adora conversar, se expressar e mostrar o próprio ponto de vista. Gosta de rimas, charadas e jogos de palavras. Tem uma grande imaginação e adora criar e contar histórias. Essas pessoas costumam ser muito atenciosas, sensíveis e fiéis. Uma boa forma de exercitar essa inteligência é escrever: faça listas, crie histórias e expresse tudo o que você pensa.

Talento raro

A inteligência musical é uma das mais raras. Ela pode ser identificada pela habilidade para compor e executar padrões musicais e reconhecer notas e sons. A pessoa que tem essa inteligência consegue ouvir e reproduzir sons como a maioria das pessoas não consegue. Essa capacidade também está ligada à criação de músicas e harmonias inéditos. Muitas pessoas aprendem a tocar um instrumento ou reconhecem notas musicais sozinhas. Elas podem se tornar músicos, compositores, maestros ou críticos de música.

Quem tem inteligência musical vive pensando em música: sempre está cantando uma melodia ou batucando por aí. Adora tocar instrumentos e tem um talento natural para entender e produzir ritmos e timbres. Consegue memorizar várias canções e também gosta de escrever a própria música. As pessoas com esse tipo de inteligência podem reconhecer uma nota ou dizer quando ela está desafinada. Costumam ser pessoas muito criativas e concentradas. Para desenvolver essas características, aprender a tocar um instrumento e ouvir vários estilos de músicas é um bom começo!

Mundo da imaginação

A inteligência espacial está relacionada com a facilidade para criar, imaginar e desenhar. As pessoas com essa capacidade têm grande talento de criação. Elas observam o mundo e os objetos em diferentes perspectivas, criando projetos por meio da imaginação antes de trazê-los para a realidade. Quem tem esse perfil consegue compreender o mundo visual, pensando em imagens, formas e profundidades. Esse tipo de inteligência costuma aparecer em arquitetos, pintores, escultores, fotógrafos, designers e estilistas.

Quem se identifica com a inteligência espacial tem muita criatividade e sensibilidade, e consegue imaginar e criar cenas e objetos que a maioria das pessoas não consegue. É muito observador, sonhador e tem ideias o tempo todo. A pessoa com essa capacidade costuma ter facilidade para criar e desenhar imagens 2D e 3D e grande talento para a arte gráfica. Se você adora cinema, moda, fotografia, desenho ou pintura, esse é o seu tipo de inteligência! Para exercitar a inteligência espacial, dá para pesquisar sobre as diversas áreas das artes e começar um curso de desenho ou fotografia, por exemplo.

Corpo em ação

A inteligência corporal é a capacidade de controlar os movimentos do corpo. As pessoas que têm esse tipo de inteligência expressam as ideias e sentimentos por meio do corpo. Elas se preocupam com a saúde e sabem que o bom funcionamento do organismo traz mais disposição e bem estar. Essas pessoas têm uma grande coordenação motora e uma noção incrível de espaço, tempo e força. É comum que elas tenham muita habilidade nos esportes, atividades físicas e trabalhos manuais. Por isso, podem se tornar atores, atletas, dançarinos e artesãos.

Se você adora atividades físicas e não dispensa uma alimentação saudável, seu tipo de inteligência pode ser a corporal. Quem tem esse perfil tem ótima coordenação, equilíbrio e boas habilidades motoras. Sabe usar o corpo corretamente: tem bons reflexos corporais e, ao jogar uma partida de futebol, por exemplo, sabe o jeito certo de cair para não se machucar. Para essas pessoas, praticar um esporte ou uma dança ajuda a clarear a mente e resolver problemas. Para desenvolver essas habilidades, você pode fazer um exercício físico e ficar mais atento aos sinais que seu corpo dá.

Intrapessoal

A inteligência intrapessoal está ligada aos sentimentos e ao autoconhecimento. Quem tem esse tipo raro de inteligência sabe as qualidades e os desejos que tem e não se importa com comentários maldosos. Costuma conhecer bem os próprios pontos fortes e fracos, e os utiliza para alcançar os objetivos. Essas pessoas têm muito carisma e facilidade para entender o que os outros pensam, sentem e desejam. A inteligência intrapessoal é bem comum em escritores, filósofos e psicólogos.

Adora passar um tempo sozinho, lendo ou refletindo. Conhece os sentimentos, crenças e valores que tem, mas sabe que eles podem mudar com o tempo. Sabe que o sucesso é resultado de muito esforço e paciência. É sensível e reservado, mas adora estar com os amigos e ouvir o que eles têm a dizer. Se você se identificou com essas características, você pode ter inteligência intrapessoal! Uma boa forma de exercitar esse tipo de inteligência é passar mais tempo com você mesmo e ouvir mais suas vontades e emoções.

Liderança natural

Inteligência interpessoal é a habilidade de entender as intenções e os desejos de outras pessoas. Ela está ligada ao talento da liderança. Pessoas com esse perfil costumam ser ativas e práticas, chamando a responsabilidade para elas mesmas. Elas são calmas e diretas, e conseguem convencer os outros a fazer aquilo que acham necessário. Também são capazes de identificar qualidades e extrair o melhor das pessoas, organizando equipes e liderando trabalhos em grupo. Essas características costumam aparecer em políticos, professores e gerentes de empresas.

Se você adora liderar equipes em trabalhos da escola, gosta de estar sempre perto dos amigos e consegue conversar e interagir com todos ao seu redor, você pode ter o perfil da inteligência interpessoal. Você também deve ter facilidade para identificar os problemas dos seus amigos e ajudar a resolvê-los. Para desenvolver essa inteligência, você pode começar interagindo mais com as pessoas próximas e tentando identificar o que elas pensam ou desejam.

Parte do mundo

Inteligência naturalista é a capacidade de se relacionar com o meio ambiente como parte dele, compreendendo e organizando objetos, fenômenos e padrões da natureza. Esse tipo de inteligência permite identificar plantas, animais, minerais e as características de cada um deles. Quem tem essa habilidade está ciente do mundo ao redor e se interessa pelos assuntos relacionados à natureza. Essa inteligência é comum em biólogos, geólogos, veterinários e cientistas.

Você adora as plantas e os animais? Seu fim de semana ideal envolve um passeio no campo ou na praia? Gosta das aulas de ciências e biologia? Fica intrigado com os mistérios da natureza e do universo? Então, você se identifica com a inteligência naturalista. Se você quer exercitar mais esse tipo de inteligência, pode observar a natureza e os animais e fazer pesquisas sobre os assuntos de que mais gosta!