Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Taekwondo

Mestre Yun Cheol Lim explica sobre benefícios do Taekwondo para um futuro saudável

O Mestre do Centro Cultural Coreano no Brasil explicou um pouco mais sobre os benefícios do Taekwondo para a saúde e crescimento pessoal

Redação Publicado em 11/09/2023, às 14h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mestre de Taekwondo do Centro Cultural Coreano no Brasil, Yun Cheol Lim - Divulgação
Mestre de Taekwondo do Centro Cultural Coreano no Brasil, Yun Cheol Lim - Divulgação

No ano de 2018, o Mestre do Kukkiwon (Sede Mundial de Taekwondo), Yun Cheol Lim, chegou ao Brasil como um diplomata do Taekwondo, integrando o Centro Cultural Coreano no Brasil movido por uma paixão inigualável pela arte marcial.

Nos últimos cinco anos, atuando como Mestre do Centro Cultural Coreano no Brasil, Mestre na escola de polícia e técnico da seleção brasileira de Taekwondo, ele tem demonstrado o impacto positivo do Taekwondo.

Durante sua estadia no Brasil, o Mestre Yun Cheol Lim não apenas ensinou Taekwondo com dedicação, mas também começou a observar as pessoas ao seu redor, e se questionou sobre porque elas deveriam praticar o Taekwondo.

Ele se deparou com crianças e adolescentes que negligenciavam a atividade física devido aos smartphones, bem como pessoas que tentavam intensamente dietas e exercícios para obter um corpo saudável, mas frequentemente enfrentavam fracassos. Através dessas experiências, Yun Cheol Lim compreendeu claramente o valor e os benefícios do Taekwondo para esses indivíduos.

Para crianças e adolescentes que podem estar sofrendo com a falta de atividade física e saúde, o Mestre enfatiza a importância da atividade física por meio do Taekwondo. Ele ressalta que "o Taekwondo não é apenas um exercício simples, mas sim uma atividade que desenvolve resistência física e força ao mesmo tempo. Isso ajuda a melhorar a autoconfiança e a cultivar hábitos de vida saudáveis."

Além disso, ele explica os efeitos do Taekwondo para aqueles que enfrentam desafios de dieta e gerenciamento de peso. Ele afirma que "o Taekwondo é uma ferramenta não apenas para o exercício físico, mas também para o fortalecimento mental. Ajuda a aliviar a ansiedade e o estresse, ao mesmo tempo em que auxilia na construção de um corpo saudável."

taekwondo
Jovens que participaram na aula experimental no Centro Cultural Coreano em junho / Crédito: Divulgação

O Mestre Yun Cheol Lim também se esforça para promover os valores culturais e o impacto positivo do Taekwondo no Brasil. Ele acredita que, por meio do Taekwondo, é possível aprender valores como diligência, paciência e autocontrole, que contribuirão para o crescimento pessoal.

Porque o Mestre Yun Cheol Lim recomenda fortemente o Taekwondo:

Melhoria da Saúde Física: O Taekwondo ajuda a desenvolver várias habilidades físicas, como resistência, flexibilidade e força. O treinamento diário fortalece os músculos, melhora a flexibilidade e aprimora a função cardíaca e pulmonar, promovendo a saúde geral.

taekwondo
Seminário para líderes e atletas de Taekwondo / Crédito: Divulgação

Aprimoramento do Autocontrole e Concentração: O treinamento de Taekwondo ajuda a aumentar a concentração mental e o autocontrole. Durante o treinamento, os praticantes aprendem a controlar o corpo e a mente, desenvolvendo hábitos de concentração que podem ser aplicados para atingir metas desejadas.

Aumento da Autoconfiança: O Taekwondo ajuda os praticantes a descobrirem sua capacidade de superar desafios e aumentar a autoconfiança. Isso se reflete não apenas nas práticas de Taekwondo, mas também em aspectos da vida cotidiana.

Desenvolvimento de Trabalho em Equipe e Liderança: Além de habilidades individuais, o Taekwondo oferece oportunidades para desenvolver habilidades de trabalho em equipe e liderança. Ao treinar e competir com colegas, os praticantes aprendem a colaborar e liderar, adquirindo valiosas habilidades sociais.

Conexão Cultural: O Taekwondo é uma arte marcial tradicional da Coreia e está intimamente ligado à cultura coreana. Ao aprender Taekwondo, os praticantes têm a oportunidade de aprofundar seu entendimento sobre a cultura e história da Coreia, bem como estabelecer conexões internacionais.

Habilidades de Autodefesa: O treinamento de Taekwondo aprimora as habilidades de autodefesa, permitindo que os praticantes se protejam de maneira eficaz em situações ameaçadoras. Eles adquirem habilidades para lidar com situações de risco com confiança e eficiência.

Com todos esses benefícios em mente, o Mestre Yun Cheol Lim preparou informações convincentes para pais interessados na educação de seus filhos.

Além disso, ele destaca a importância da relação entre o Taekwondo e a cultura coreana, enfatizando os aspectos positivos dessa conexão. Ele acredita que, por meio do Taekwondo, é possível não apenas obter benefícios físicos, mas também desenvolver habilidades pessoais e culturais que enriquecem a vida.