Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Água

Beber água em excesso faz mal?

Durante o verão, acabamos tendo mais sede e nos hidratando mais. Mas será que água em excesso faz mal ao organismo?

Letícia Yazbek Publicado em 06/01/2024, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma garrafa de água - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma garrafa de água - Pixabay

Todo mundo sabe que beber água é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. Durante o verão, as altas temperaturas e o clima seco fazem com que nós tenhamos mais sede. Mas será que tomar água demais faz mal?

De fato, o excesso de água no organismo pode levar a um processo chamado de intoxicação hídrica ou hiponatremia, cujos principais sintomas são vômito e confusão mental.

No entanto, esse quadro é raro, e só acontece se uma pessoa tomar cerca de quatro litros de água por hora — o que não é fácil! Isso também pode ocorrer com pessoas que tomam remédios que causam retenção de líquidos ou com quem tem algum tipo de compulsão por tomar água.

Quando isso acontece, o sódio presente no sangue sofre uma grande diluição devido à quantidade de água presente no organismo. Os rins não conseguem filtrar a quantidade de água ingerida rapidamente e ela vai para as células, que começam a inchar. Aí, a entrada de água nos neurônios causa dor de cabeça, convulsões, náusea, confusão mental, problemas respiratórios e pode levar à morte.

Além disso, os suco gástrico presente no estômago pode ser alterado, ficando tão diluído a ponto de perder sua capacidade de proteger o órgão de infecções.

É importante lembrar que os casos de hiponatremia são raros e que, em geral, não há nenhum problema em tomar bastante água. O mais recomendado é ingerir pelo menos dois litros de água por dia, mas é saudável ingerir até cinco litros, fracionados ao longo do dia.