Recreio
Corpo Humano / Órgãos

Os dois lados do cérebro: Razão X Emoção

Conheça as funções de cada região desse órgão

Redação Publicado em 21/02/2020, às 13h00

Getty Images
Getty Images

Se o cérebro tivesse uma chavinha, você ligaria o lado esquerdo para se dar bem em matemática, nunca mais esquecer o caderno em casa e recordar tudo o que aconteceu ontem. Ou ligaria o lado direito para ficar alegre, amar todo mundo e ver beleza em tudo! Isso quer dizer que do lado direito ficam as emoções e do esquerdo a razão.

Como não existe uma chavinha para ligar um lado e desligar o outro lado do cérebro, o que temos é um órgão complexo e integrado. Sabia que, se a parte esquerda parar de funcionar, a metade direita pode criar habilidades para suprir a falta? E ele não se resume a dois lados. Há outras regiões que ajudam o órgão a trabalhar.

Córtex cerebral

É a camada enrugada que envolve o cérebro, onde se originam os pensamentos, os movimentos voluntários (como levantar o braço), e a linguagem e a percepção das coisas.

Tálamo

A principal função é transmitir sensações relacionadas aos sentidos, como audição e visão. Ele também ajuda na coordenação motora (da aula de artes da escola).

Hipotálamo

Esse pedacinho tem muitas tarefas: controla a produção de hormônios, a temperatura do corpo, a sensação de fome e de sede, e ajuda a sentir emoções.

Tronco encefálico

Responsável pela respiração, pelos batimentos cardíacos, pelos movimentos dos olhos e até pelo equilíbrio.

Hipocampo

Você sempre usa essa região: ali estão armazenadas a memória e tudo o que você aprendeu na vida inteira!

Cerebelo

O nome, em latim, quer dizer pequeno cérebro. Ajuda nos movimentos, no equilíbrio e na postura do corpo.