Recreio
Corpo Humano / Fenômenos

Confira as respostas para 8 dúvidas sobre os sonhos

Por que nós sonhamos? É possível controlar os sonhos? Saiba a resposta para essas e outras dúvidas

Christiane Oliveira Publicado em 28/02/2020, às 10h00

Getty Images
Getty Images

1. Por que a gente sonha?

Ninguém sabe direito, mas começamos a sonhar antes mesmo de nascer! Mas sonhar dentro da barriga da mãe estimula as transmissões entre os neurônios – que faz com que a inteligência do bebê se desenvolva no futuro. Em crianças e adultos, o sonhos ajudam a fixar a memória e a gravar os acontecimentos e aprendizados no cérebro.

2. É verdade que conseguimos controlar os sonhos?

Na verdade, não conseguimos controlar os nossos sonhos. O que acontece é que algumas pessoas têm a capacidade de trazer elementos do mundo exterior para dentro dos sonhos. Por isso, se você pensar muito em uma situação ou em alguém, pode incorporar aquilo ao seu sonho.

3. Quantas vezes sonhamos durante à noite?

É no sono REM – Rapid Eye Movement Sleep, ou movimento rápido dos olhos – que ocorrem os sonhos mais intensos. O REM vem logo depois da fase do sono profundo e dura entre 1h e 1h30. Durante uma noite de sono, podemos sonhar entre três e seis vezes!

4. Por que, às vezes, não nos lembramos dos sonhos?

Porque para nos lembrarmos é preciso estar em um estado de despertar. O despertar, nesse caso, é uma fase em que o nosso cérebro está trabalhando num ritmo parecido àquele de quando estamos acordados. Só é possível lembrar também quando acordamos até dez minutos depois do sonho ter acabado, porque nesse período o cérebro consegue ativar a memória para que a lembrança venha. Normalmente, quando um sonho termina, ficamos em sono profundo, sem acordar, por um tempo e por isso não lembramos.

5. É possível não sonhar?

Sim! Existem algumas pessoas que possuem o sono muito agitado, como aquelas que têm algum problema respiratório e não conseguem entrar no sonho REM, portanto, não conseguem sonhar.

6. O sonho nos ajuda a fixar algo que aprendemos?

Sim. É durante o sono, principalmente o sono REM, que os elementos que formam a memória de curto prazo são incorporados na de longo prazo. Então, se você está aprendendo outra língua e sonha que está conversano nesse idioma, quer dizer que o seu cérebro fixou o que você aprendeu.

7. Por que, à vezes, sonhamos com a mesma coisa?

Sonhar repetidamente com alguma situação normalmente significa que aquilo te marcou e foi importante para você. Traumas e estresses não resolvidos durante o dia também podem te perturbar no sonho mais de uma vez.

8. Os animais também sonham?

O que os pesquisadores sabem é que os animais também têm o sono REM. Por isso, podemos dizer que eles sonham, sim. Mas não dá para dizer o que, já que eles não podem nos contar e não foi criada nenhuma tecnologia que consiga decifrar isso.