Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Ciência / Bichos de pelúcia

Por que é importante limpar os bichos de pelúcia?

Confira três motivos que revelam a importância da higienização dos bichos de pelúcia

Redação Publicado em 15/09/2022, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um bicho de pelúcia - Pixabay
Imagem ilustrativa de um bicho de pelúcia - Pixabay

Os bichinhos de pelúcia fazem parte dos brinquedos favoritos das crianças, sendo presentes legais até mesmo para os adultos. Além de confortáveis e decorativos, eles contam com opções e formatos para todos os gostos.

Por conta disso, a especialista em cuidados têxteis da 5àsec, Marinês Cassiano, elencou três motivos para manter os bichinhos sempre limpos e procurar uma lavanderia especializada.

1. Material de fibra

A primeira razão para a importância da limpeza dos bichos de pelúcia é o material que a maioria deles são fabricados: a fibra. Ela já é, por si só, um tecido que costuma acumular bastante pó e está presente nos brinquedos e em almofadas. Por conta disso, se não houver uma limpeza constante e adequada para esse tecido, o brinquedo vai ficar bem empoeirado ou encardido, podendo causar alergias ou doenças respiratórias tanto em crianças quanto em adultos.


2. Contaminação

Caso os bichinhos de pelúcia sejam apenas decorativos, é comum eles caírem no chão ou acumularem sujeira por ficarem em prateleiras que acumulam pó. Isso aumenta a importância da higienização, já que este tipo de item sendo contaminado por bactérias e outros micro-organismos presentes no ambiente que estão.

Sendo assim, é bom evitar levar a mão na boca ou olhos ao manusear os bichinhos que estão há mais tempo parados e estar sempre atento aos que estão encostados na parede, pois acabam ficando mais vulneráveis à umidade.


3. Ácaros e mofos

As fibras presentes na fabricação dos bichos de pelúcia são os alvos perfeitos para os ácaros e mofos. Essas condições são os principais vilões das alergias, que se desenvolvem em ambientes muito úmidos e lugares que são pouco arejados. Por isso, além da limpeza, o ideal é colocar os brinquedos no sol ou em ambientes bem ventilados para arejar pelo menos uma vez por mês.

“A limpeza deste item vai depender muito de cada caso. Se tem uma criança que brinca bastante com o bichinho ou já tem algum problema alérgico ou respiratório, ou alguém que costuma a dormir com a pelúcia, recomendamos que ele seja mandado para higienização uma vez por mês. Se for apenas uma peça decorativa, uma limpeza profissional a cada três meses já é o suficiente. Recomendamos também que levem em lavanderias especializadas, como a 5àsec, que garantem a esterilização das peças por meio dos métodos ideais para cada tecido”, afirma Marinês.