Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Ciência / Pizza

Quem inventou a pizza?

A Pizza tem até dia comemorativo, mas sua origem ainda é confundida por muitas pessoas. Descubra!

Silvia Regina Publicado em 04/06/2021, às 11h00 - Atualizado em 10/07/2023, às 11h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma pizza - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma pizza - Pixabay

Calabresa, mussarela, opções vegetarianas e ainda doces... A variedade de pizzas é enorme, e a adoração por esse alimento é tão grande que em São Paulo já existe até o Dia da Pizza, comemorado nesta segunda-feira, 10 de julho. Saiba mais sobre a história dessa delícia!

Faz tempo!

As primeiras pizzas surgiram há mais de 6.000 anos, inventadas pelos hebreus e egípcios. Eles comiam uma massa fininha, parecida com o pão sírio, que era chamada de píscea. Foi daí que surgiu o nome pizza.

No século 18, os italianos consumiam essa massinha com tomate. Mas o formato dessa pizza era bem diferente do que conhecemos hoje. Ela era dobrada, parecida um sanduíche e era vendida na rua mesmo.

Rainha Margherita

Em 1889, o pizzaiolo italiano Raffaele Esposito resolveu colocar na massa de pizza o recheio de mussarela, tomate e manjericão para agradar o rei Umberto I e a rainha Margherita de Savoia. Esses três ingredientes tinham as mesmas cores da bandeira italiana. O sabor se popularizou e acabou recebendo o nome de marguerita, em homenagem à rainha.

O restaurante em que a pizza margherita foi inventada existe até hoje! É a Pizzeria Branti, localizada na cidade de Nápoles, na Itália. Parada obrigatória para os visitantes fãs de pizza!

No Brasil

Os imigrantes italianos trouxeram a pizza para o Brasil no início do século 20. A primeira pizzaria do país foi a Cantina Genoveva, de 1910, inaugurada no bairro do Brás, em São Paulo.  Ela pertencia ao italiano Carmino Corvino, conhecido como Dom Carmenielo. Antes de inaugurar e pizzaria, ele já vencia o prato cortado em pedaços pelas ruas da cidade.

Consultoria: Gisele Pontaroli Raymundo (nutricionista e professora da PUC-PR).