Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Ciência / Chuva

De onde vem o cheiro de chuva?

Apreciar o cheiro da chuva é um dos pequenos prazeres de muita gente; entenda os fatores que causam esse odor!

Letícia Yazbek Publicado em 13/01/2024, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa chuva - Pixabay
Imagem ilustrativa chuva - Pixabay

É só o tempo fechar e percebermos que vai chover para começarmos a sentir o cheiro característico da chuva. Mas você sabe de onde vem esse cheiro? Na verdade, ele não vem da chuva, mas da ação que ela tem sobre a terra.

Alguns fatores contribuem para o surgimento desse cheiro tão marcante. Um deles é um óleo secretado por algumas plantas durante períodos secos. Depois de muito tempo sem chover, esses óleos se acumulam no solo e são liberados quando a chuva o atinge. Por isso, o cheiro costuma ser mais forte no primeiro dia de chuva após um longo período de seca.

Além disso, algumas substâncias presentes no solo são lançadas no ar quando chove. Quando uma gota de chuva atinge o solo, forma-se uma pequena bolha de ar embaixo dela. Depois, essas bolhas começam a subir e estouram no ar, carregando milhares de substâncias produzidas pelas bactérias.

A geosmina é uma dessas substâncias, produzida pela Streptomyces coelicolor, bactéria que vive no solo. A geosmina — perfume da terra, em grego —, é conhecida por gerar o agradável cheiro de chuva.

Mais que isso, a acidez da chuva também pode colaborar para o surgimento do odor, principalmente em grandes centros urbanos. Em contato com poluentes, a água da chuva produz reações químicas ao atingir a terra, dando origem a um cheiro menos agradável que o normal.