Ciência / Plankton

Bob Esponja: Afinal, que tipo de animal é Plankton?

Descubra qual é o tipo de ser vivo que inspirou a criação de Plankton, o grande vilão da animação da Nickelodeon, 'Bob Esponja'!

Izabela Queiroz Publicado em 15/02/2024, às 11h43 - Atualizado às 16h49

Plankton, personagem de 'Bob Esponja' - Reprodução/ Nickelodeon

Apresentado como o vilão de 'Bob Esponja', Plankton é o pequeno ser verde que tem antenas e está sempre criando novos planos malignos para conquistar aquilo que mais deseja: a fórmula secreta dos hambúrgueres de siri do Sr. Sirigueiro, já que ele deseja que o seu restaurante, o Balde de Lixo, seja o maior da Fenda do Biquíni.

Ainda assim, você já parou para pensar que tipo de animal é Plankton? Outros animais do desenho da Nickelodeon são super fáceis de adivinhar, como o Patrick Estrela, que é uma estrela-do-mar, e até mesmo o personagem que dá nome a animação, que é uma esponja marinha, mas Plankton é um pouco mais difícil de identificar.

Afinal, que tipo de animal é Plankton?

Assim como as demais figuras do título, Plankton é o nome do tipo de ser que ele é, na verdade, do tipo de família à qual ele pertence. Isso porque, Plâncton é o nome dado aos organismos de tamanho microscópico que podem ser classificados de diversas formas, já que existem vírus, bactérias, plantas e animais nessa mesma família.

O nome vem do grego “planktos”, que significa “vaguear” e faz conexão com a existência desses organismos na natureza, já que eles não nadam e nem permanecem fixos em um único ponto, eles são transportados horizontalmente no ecossistema aquático pelas correntes de água, como explica a revista National Geografic.

As plantas planctônicas são chamadas de fitoplâncton, e elas são importantíssimas para os ecossistemas marinhos. Isso acontece, porque, elas sobrevivem por meio do processo da fotossíntese, usando clorofila e luz solar para criar energia, e também liberam oxigênio, já que absorvem dióxido de carbono, sendo responsáveis por cerca de metade da fotossíntese do planeta.

Além disso, o fitoplâncton é considerado o principal produtor primário dos ecossistemas aquáticos, já que servem de alimento para os animais dessa mesma família, os zooplânctons, além de outras pequenas criaturas que habitam os mares.

Mais que isso, também é valido destacar que o zooplâncton se alimenta do fitoplâncton para obter energia, e seguindo a cadeia alimentar, o zooplâncton também se torna refeição para outros seres vivos do mar, como peixes e crustáceos, por exemplo.

Na família planctônica há também o bacterioplâncton, que são bactérias e o virioplâncton, que são vírus. Todas as espécies de Plâncton podem viver em água salgada e doce!