Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Ciência / Mostra Brasileira de Foguetes

Equipe de São Paulo ganha medalha de prata na Mostra Brasileira de Foguetes

Os premiados foram o integrantes do grupo Kombosa Rockets do Colégio Marista Arquidiocesano

Redação Publicado em 04/10/2022, às 18h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Equipe Kombosa Rockets do Colégio Marista Arquidiocesano na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) - Divulgação
Equipe Kombosa Rockets do Colégio Marista Arquidiocesano na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) - Divulgação

A equipe Kombosa Rockets composta por Sarah Hellen Barbosa Lucas, Tuanny Fernandes dos Santos e Lucas Kin Murgel Shibasaki, alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Marista Arquidiocesano, um dos mais tradicionais da capital paulista, conquistaram a medalha de prata na 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) .

Sediado na Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, o evento é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar foguetes obliquamente, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

No evento, a equipe que foi orientada pelo professor Henrique Veiga Giannini, contou sua trajetória de participação durante a atividade, informando o início na OBA (Olimpíadas Brasileira de Astronomia) e os passos que os fizeram chegar a MOBFOG.

Ainda assim, eles tiveram que explicar também todas as etapas de produção do projeto do foguete (desenhos e medições) até sua produção (construção de protótipo) e, ainda, como foram os testes de lançamento realizados na chácara do Arquidiocesano.

Após as etapas teóricas e explicativas, os alunos passaram a fase prática, onde refizeram seus projetos e cálculos para a construção dos novos modelos e alcançaram maior êxito nos lançamentos com a altura e distância. Em seu segundo lançamento, os foguetes feitos de garrafas PET e movidos a combustível feito com vinagre e bicarbonato de sódio do grupo do Arquidiocesano alcançaram a marca de 131,2 metros.

 Os alunos fazem experimentações e testes para desenvolver o projeto. São diversas dificuldades que são superadas, passo a passo, para que os objetivos sejam atingidos; um treino perfeito para desenvolver as habilidades do século XXI, como soluções para os problemas encontrados, trabalho em equipe na construção dos produtos e resolução de desafios por meio das negociações entre os membros do grupo”, explica o professor Henrique Veiga Giannini, destacando a importância da ciência feita de forma prática para o desenvolvimento dos alunos.

O Colégio Marista Arquidiocesano participa há cerca de 10 anos da Mostra Brasileira de Foguetes. Ainda assim, vale lembrar que o evento é aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas.