Golfinho em seu habitat natural - Pixabay
Animais

7 animais que parecem fofos mas são bem perigosos

Eles podem parecer uma graça, mas é melhor ter cuidado quando der de cara com esses bichos

Lucas Vasconcellos Publicado em 08/07/2021, às 14h54 - Atualizado às 17h17

Pelos brilhantes, olhos arredondados, cara de bonzinho... Muitos animais têm aparência fofa, mas podem ser bem perigosos para outros animais e até para os seres humanos!

1. Golfinho-roaz

Famoso por aparecer no filme Flipper, essa espécie de golfinho é uma superpredadora. Mata tubarões usando o focinho para atingi-los nas brânquias ou no estômago. Ele vive em todos os oceanos, exceto nos polo, e se alimenta de peixes pequenos, lulas polvos e crustáceos. Pesa até 500 quilos e pode ter 3,80 metros de comprimento.

2. Papa-léguas

Diferentemente do personagem do desenho, o real é bem agressivo na hora de caçar: salta no ar e arrebata a vítima - insetos, répteis, pássaros e escorpiões. Vive no México e nos Estados Unidos, e mede até 50 centimetros de altura. Os indivíduos dessa espécie costumam viver sozinhos, e só se encontram com o parceiro na época da reprodução.

3. Lóris

Único primata venenoso do mundo, o lóris tem glândulas de veneno nos braços e usa um truque: mistura o veneno com a saliva e espalha tudo pelo corpo. Aí, ele se torna um risco para pequenos bichos. Para os humanos, a mordida com a saliva do bicho pode ser fatal. O lóris vive na Ásia, se alimenta principalmente de insetos, e costuma viver sozinho ou em par.

4. Dingo

Apesar de parecer um cão, o dingo é uma subespécie dos lobos cinzentos. Como caça em bando, ataca animais maiores e perigosos, como os emus - também se alimenta de cangurus, coelhos e até gados. Para pegar presas grandes, cerca-as em diversas direções. Em uma noite, é capaz de matar até 50 ovelhas! O dingo vive na Austrália, tem até 90 centímetros de comprimento e vive sozinho ou em pequenos grupos familiares.

5. Ariranha

Também é chamada de onça-d'água, lontra-gigante e lobo-do-rio. Esse animal se alimenta de peixes, ovos, pássaros, pequenos mamíferos aquáticos, caranguejos e répteis. Quando falta comida, caça animais perigosos, como jacarés e cobras. Um bando é capaz de devorar um jacaré inteiro, incluindo os ossos, em menos de uma hora. Vive na América do Sul, em grandes grupos.

6. Foca-leopardo

Patrulha águas perto das bordas dos icebergs, esperando por aves marinhas. Agarra a presa e a chacoalha contra o gelo repetidas vezes, até que esteja morta. Também se alimenta de pinguins, lulas, polvo e outras espécies de focas, como a foca-caranguejeira. Vive na Antártida, solitária, e se reúne em grupos na época do acasalamento.

7. Doninha

Para matar a presa, costuma envolver o corpo da vítima e esmagar o crânio ou a traqueia, dando uma mordida. Usa a pele da vítima para fazer ninhos. Caça principalmente roedores, aves e animais domésticos em cativeiro, como coelhos, galinhas e pets. A doninha vive na Europa, Ásia e América do Norte. Costuma ficar sozinha, pois é agressiva com membros da mesma espécie.

animais América do Sul Europa Estados Unidos Ásia Zoo bichos México aparência espécies veneno caçadores agressivos perigosos se Austrálias bonzinhos fofos

Leia também

Espécies do verão: 7 bichos típicos do calor


Confira 8 bichos que podem estar vivendo escondidos na sua casa


Peixes abissais: As criaturas que vivem no fundo do mar


Cabra, cabrito e bode: Descubra a diferença entre esses animais


Por que a água-viva queima?


13 expressões relacionadas a animais