Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Zoo / Animais

Quais são os animais mais inteligentes do mundo?

Descubra as espécies de animais que conseguem aprender e executar atividades incríveis mais facilmente!

Christiane Oliveira Publicado em 24/07/2020, às 13h00 - Atualizado às 17h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação Spirit: Cavalgando Livre (2017) - Divulgação/Netflix
Cena da animação Spirit: Cavalgando Livre (2017) - Divulgação/Netflix

Não somos só nós, humanos, que conseguimos usar o cérebro para fazer uma série de atividades e aprender. Os bichos também têm essa capacidade e podem fazer coisas incríveis! Conheça os animais mais inteligentes do mundo.

1. Golfinho

Não é novidade para ninguém que os golfinhos são animais incríveis! Eles conseguem aprender vários truques rapidamente. Mas além disso, eles são capazes de reconhecer a própria imagem no espelho e se comunicam através da ecolocalização – conseguem detectar a posição ou distância de um animal através da emissão de ondas sonoras no ar ou na água. Isso ajuda na locomoção quando estão de baixo de águas turvas durante a noite.

2. Border Collie

Os cães são animais muito espertos, mas a raça chamada Border Collie é a mais inteligente do mundo. Ele é um cão pastoreio, ou seja, cuida de rebanhos de ovelhas e bois. Além disso, quando adestrado, dá show em competições do tipo agility, onde tem que superar vários obstáculos!

3. Porco

É bem provável que os porcos foram domesticados entre 12 e 10 mil anos atrás – na mesma época dos cães. Um estudo mostrou que eles podem entender o funcionamento de um espelho. Os pesquisadores não sabem dizer se eles conseguem se reconhecer no espelho, mas usaram o reflexo para encontrar alimentos escondidos. Além disso eles também conseguem reconhecer objetos que já conhecem daqueles que nunca viram antes.

4. Corvo

O corvo é uma das aves mais inteligentes do mundo. Ele consegue guardar alimentos para o inverno e memorizar experiências. Eles já foram observados usando uma folha dura de uma árvore para derrubar nozes em estradas e ruas, para que as rodas dos automóveis passassem por cima e abrissem para que eles pudessem comer!

5. Elefante

O elefante possuiu o cérebro com maior massa entre os mamíferos: o de um adulto tem cerca de 4,7 quilos! Isso dá uma ideia do poder de memória desse animal, que é realmente grande. Eles conseguem alertar o grupo quando surge algum perigo ou quando reconhecem um local antigo de pastagem. Mas além da memória, eles também têm o olfato muito desenvolvido – conseguem distinguir o cheiro do xixi de até 30 parentes!

6. Polvo

Você se lembra do polvo Paul, da Alemanha, que fez sucesso acertando os resultados de jogos da Copa do Mundo, na África do Sul, em 2010? Está provado que os polvos são os invertebrados mais inteligentes! Experimentos com labirintos e resoluções de problemas comprovaram que eles possuem memória de curto e longo prazo. Além disso, eles conseguem manipular ferramentas – quatro espécies já foram observadas pegando cascas de coco para construir um abrigo.

7. Papagaio

Os papagaios são animais muito interessantes pela incrível capacidade de imitação. Mas o papagaio cinza africado vai além. Ele têm a capacidade de reconhecer até 150 objetos e também consegue aprender comparações em relação aos objetos como: menor, igual ou maior. Ele ainda reconhece até 5 formas e cores!

8. Cavalo

Os cavalos são animais incríveis quando se trata de hipismo, eles são treinados para saltar obstáculos e serem velozes. Mas, além disso, são capazes de aprender outros truques, como contar, soletrar o nome, diferenciar formas geométricas e classificar objetos por formato, cor e tamanho. Em 2012, o cavalo Lukas, da Califórnia, Estados Unidos, entrou para o Livro dos Recordes como o cavalo mais inteligente do mundo por identificar mais números em um minuto – ele acertou 19 algarismos!

9. Chimpanzé

Uma das características que faz com que os chimpanzés pareçam ainda mais com nós humanos, é a capacidade que eles têm de viver em comunidades complexas. Eles são capazes de desenvolver técnicas de trabalho – passam cerca de duas horas e meia por dia coletando cocos e, depois, extraem a castanha. Mas, em um concurso realizado em um zoológico belga deu o título de primata mais inteligente do mundo – depois de nós - a uma fêmea de bonobo. Os chimpanzés e os bonobos passaram por seis provas com quebra-cabeças e labirintos e a fêmea, foi a vitoriosa!

10. Arara

As araras são aves que não conseguem voar por longas distâncias, mas podem se locomover bem pelos troncos e, às vezes, usam o bico como apoio para subir em árvores. Assim como os papagaios, ela tem capacidade de imitação e conseguem reconhecer pessoas. Quando estão em cativeiro, usam palavras específicas para pedir algo.